quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Fibras x Obesidade

A obesidade é um problema em ascensão no mundo. Segundo a World and Health Organization, 1/3 da população mundial está acima do peso. Isso pode estar ligado a hábitos de vida inadequados, como estresse, sedentarismo e claro, falta de cuidados com a alimentação.

Os produtos com fibras podem ser grandes aliados no processo de emagrecimento e combate à obesidade. As fibras controlam a glicemia, reduzem o colesterol total e são responsáveis por proporcionar uma sensação de saciedade. Além disso, auxiliam no bom funcionamento intestinal e previnem o aparecimento de câncer no intestino.

Como as fibras ajudam no emagrecimento:


Alimentos ricos em fibras estimulam a mastigação – A mastigação ajuda a aumentar a saciedade, então quanto mais mastigamos, menos comemos. Mastigar bem também é o primeiro passo para um bom processo de digestão.

Alimentos ricos em fibras diminuem o apetite – As fibras têm a capacidade de absorver água, quando absorvem água se gelatinizam. Esse gel de fibras ocupa espaço no estômago, diminuindo o apetite. Quando comemos menos emagrecemos.


Alimentos ricos em fibras ajudam a regularizar o funcionamento do intestino – O gel de fibras aumenta o volume do bolo fecal, o que facilita sua eliminação. Por isso, comer alimentos ricos em fibras, é importante para o bom fuincionamento do intestino. Quando o intestino funciona bem temos menos inchaço na região abdominal, o que dá a impressão de ter “menos barriga”.

Deve-se lembrar que as fibras desempenham suas funções com o auxílio da água, portanto, é indispensável que a ingestão de água fique em torno de 1,5 litro por dia. A recomendação de ingestão de fibras é de 25 a 30g por dia.

Para aumentar o consumo de fibras, inclua no cardápio os cereais integrais como quinua, amaranto, arroz integral, aveia e também semente de linhaça, farinha de banana verde, farelo de aveia e farelo de arroz, além de frutas com casca e verduras e legumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário