quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Conheça produtos que melhoram sua saúde digestiva

•Chá de hortelã: Estimula a produção de ácido clorídrico, melhorando a digestão;
•Vinagre de maçã: Além de antioxidante ajuda a aumentar a acidez gástrica, melhorando a digestão;
•Sementes de abóbora: Boa fonte de cálcio e magnésio que ainda tem ação vermífuga;
•Temperos como orégano e alecrim: Essas ervas são antifúngicas e antiparasitárias. Use como tempero no final da preparação ou misture no azeite e use no lugar da manteiga em tapiocas, pães e torradas – de preferência sem glúten;
•Óleo de coco: Fonte natural de ácido caprilico, tem importante efeito antifúngico. Tem ação antioxidante e é fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM). Substituto da manteiga, margarina e dos outros óleos nas receitas culinárias. Excelente quando misturado nas vitaminas, shakes, batatas e nos legumes cozidos, no arroz e nas massas;
•Aloe Vera: Também conhecida como babosa. Fonte de vitaminas (B1, B2, B3, C, A, E, ácido fólico), minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro, sódio, magnésio, manganês, cobre, cromo, zinco), aminoácidos, fibras e enzimas. Ajuda a reduzir o tempo de trânsito intestinal e diminui a presença de bactérias patogênicas no intestino. Encontrada na forma de suco concentrado (gel). Pode ser consumida pura, misturada em água ou suco de frutas.
•Glutamina: Aminoácido abundante do organismo. Estimula a síntese de glutationa – um antioxidante encontrado em alta concentração na mucosa intestinal. É usado para recuperar a integridade da mucosa do intestino. Estimula também a resposta imunológica. Comercializado em pó ou sachê. Pode ser misturado a água ou sucos.
•Probiótico: Produto contendo microorganismos que colonizam o intestino e quando ingeridos em quantidades suficientes exercem efeitos benéficos sobre a saúde. Formas de apresentação: cápsulas, pó ou sachê. Utilizar conforme orientação do fabricante.
•Farinha de banana verde: Apresenta alto conteúdo de amido resistente, presente na polpa da fruta. Fonte de vitaminas A e do complexo B, dos minerais potássio, magnésio, ferro, cálcio e fósforo. Rica em fibras. Encontrada em pó. Pode ser adicionada a frutas, sucos e em preparações como bolos, tortas e massas de pães.
•Semente de linhaça: Fonte de ômega 3, lignanas, proteínas, fibras solúveis e insolúveis e compostos fenólicos de ação antioxidante. Como consumir: semente - para melhor obtenção de seus nutrientes, deve ser levemente triturada e guardada em pote bem fechado, escuro e sob refrigeração por até três dias. Farinha - pode ser acrescentada em frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e em preparações como bolos e pães. Óleo - pode ser utilizado sobre saladas ou em qualquer preparação, desde que não seja submetido a altas temperaturas. Cápsulas – consumir como orientação do fabricante.
•Cereais Integrais (arroz integral, amaranto e quinua): Alimentos integrais, ricos em nutrientes e fibras. Essas fibras tem papel importante no bom funcionamento do intestino.
•Ração Humana (de preferência sem glúten): Mistura de cereais integrais, ricos em fibras, auxiliam no bom funcionamento intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário