quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Descubra o poder das farinhas

As farinhas são opções práticas, fáceis e nutritivas para serem incluídas no cardápio. Elas são obtidas através da moagem de vegetais ou cereais e possuem alto valor nutricional, pois conservam todos os nutrientes dos alimentos. Para consumir as farinhas, basta adicioná-las na comida, caldo de feijão, sopas, molho de macarrão, em receitas de pães, bolos e biscoitos ou até mesmo em água.

Por serem excelentes fontes de fibras, estas farinhas combatem à constipação intestinal, reduzem o colesterol total e LDL colesterol, previnem e controlam o diabetes, além de causar saciedade. Confira:

Farinha de feijão branco – é um coadjuvante no emagrecimento e auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue em diabéticos. Possui faseolamina, uma substância que inibe a digestão dos carboidratos. A farinha de feijão branco não é usada em receitas. Usa-se 1 colher de café, adicionada a sucos ou água, antes das principais refeições.

Farinha de berinjela – também auxilia o emagrecimento. É boa fonte de fibras, que aumentam a sensação de saciedade. Reduz o LDL colesterol, triglicérides e ácido úrico e melhora constipação intestinal. Sugere-se o consumo de 2 colheres de sopa, no almoço e jantar.

Farinha de soja preta – a soja preta possui em sua casca uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante, importante para a prevenção contra câncer e envelhecimento precoce, além de proteger contra doenças cardiovasculares. Pode ajudar a prevenir o ganho de peso, controlar os índices de gordura e o nível de colesterol, além de ajudar a prevenir diabetes. Podem ser consumidas 2 colheres de sopa, divididas ao longo das refeições.

Farinha de banana verde – contém um tipo de carboidrato chamado amido resistente, que favorece o crescimento e a adesão de bactérias probióticas no intestino. Essas bactérias têm relação com maior produção intestinal de hormônios que causam saciedade. Auxilia no controle do diabetes, redução do LDL colesterol e melhora o funcionamento intestinal. Por fortalecer a microbiota intestinal estimula o sistema imunológico. O consumo de 2 colheres de sopa ao dia, no almoço e jantar, são suficientes para exercer efeitos benéficos à saúde.

Suco de uva integral com açaí e farinha de soja preta

Ingredientes: 200 ml de suco de uva integral orgânico; 100 g de polpa de açaí congelada; 1/2 colher (sopa) de farinha de soja preta; Extrato de agave à gosto.

Modo de Preparo: Misturar todos os ingredientes no liquidificador. Adoçar com extrato de agave a gosto e servir com cubos de gelo.

Rendimento: 1 porção

Valor calórico aproximado: 231 Kcal

Nenhum comentário:

Postar um comentário