quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alimentação e tabagismo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a maior causa isolada e evitável de doenças e mortes do mundo. A fumaça do cigarro possui uma mistura de mais de sete mil elementos químicos, alguns deles cancerígenos. Ou seja, o hábito de fumar não faz mal apenas para o fumante, mas para todos a sua volta que inalam a fumaça.

O fumo acarreta sérias consequências no processo digestivo, já que ocasiona alterações na boca, nariz e na mucosa estomacal. Além disso, o fumante costuma mudar seus hábitos alimentares, por possuir olfato e paladar reduzidos. É comum que ele diminua o consumo de vegetais e frutas e utilize mais sal nas refeições, para realçar o sabor dos alimentos. Além disso, o fumante frequentemente aumenta o consumo de café, bebidas alcoólicas, balas e gomas de mascar, na tentativa de eliminar o odor da fumaça.

A indicação é o consumo de nutrientes antioxidantes e desintoxicantes. Os antioxidantes protegem as células da ação danosa dos radicais livres, produzidos pelo fumo e os desintoxicantes favorecem a eliminação de toxinas. Veja abaixo algumas dicas do que incluir na alimentação:

Tomate, Melancia e Goiaba. São fontes de licopeno, que além de combater o envelhecimento das células, estimula o sistema de defesa do organismo.

Brócolis, couve-flor e repolho. São fontes de sulfarofanos, substâncias capazes de promover a eliminação de substâncias tóxicas do organismo.

Aloe Vera rica em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes. Fonte ainda de aminoácidos e enzimas importantes para o metabolismo. Tem importante papel na saúde digestiva e no processo de desintoxicação.

Uvas vermelhas, suco de uva e vinho tinto, atuam no combate aos radicais livres.

Chocolate amargo (com 70% de cacau), possui substâncias com ação antioxidante.

Frutas cítricas como laranja, acerola, limão e tangerina, possuem vitamina C e apresentam ação antioxidante.

Flavonóides de ação antioxidante presentes nos chás verde e branco obtidos da planta Camelia sinensis.

Vitaminas do complexo B, presentes nos cereais integrais e os minerais zinco e magnésio encontrados na semente de abóbora, castanha de caju, nozes e pistache também auxiliam na proteção das células contra os radicais livres.

Alho fornece antioxidantes como a aliina e alicina. Deve ser consumido cru na forma de tempero, por exemplo.

Óleo de coco de excelente ação antioxidante, pode ser utilizado em sucos e saladas.

Cúrcuma utilizada como tempero de pratos já prontos, é fonte de curcumina um potente antioxidante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário