quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Combata a hipertensão arterial

A hipertensão arterial afeta 35% da população acima de 40 anos, o que representa um total de 17 milhões de portadores da doença, segundo estimativa do IBGE.

É definida como um desequilíbrio entre o volume de sangue em circulação e a capacidade dos vasos sanguíneos. A pressão é considerada alta quando, medida várias vezes em ocasiões diferentes em consultório médico, a máxima é igual ou maior que 14 e a mínima maior que 9.
Quando a máxima chega a 14, é sinal de que o coração está fazendo muita força para bombear o sangue para o corpo. Essa dificuldade de circulação causa danos na parede dos vasos, o que facilita o acúmulo de placas de gordura, que podem provocar AVC (acidente vascular cerebral) e infartos. Os rins também sofrem prejuízos, já que ficam sobrecarregados pela força do sangue durante a filtragem.

Os olhos também são afetados. A hipertensão pode causar danos na retina, levando a problemas de visão. No caso de cirurgias, ainda há graves riscos de sangramentos.

A hipertensão ou pressão alta é uma doença silenciosa. Seus sintomas – dores de cabeça, palpitações ou pontinhos luminosos na vista – só aparecem quando a doença já está em um estágio mais avançado.

Uma alimentação saudável e balanceada, rica em fibras, antioxidantes, gorduras insaturadas e com baixo teor de sódio, gorduras trans e saturadas e aditivos químicos, associada à prática de atividades físicas, o combate ao estresse e ao tabagismo, são medidas fundamentais para auxiliar no controle da pressão arterial.

Conheça alguns alimentos que são aliados no controle da pressão arterial:


•Suco de uva / vinho tinto orgânico: fonte de polifenóis, flavonoides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes, que varrem os radicais livres e relaxam os vasos.

•Linhaça: rica em ômega 3, tem importante papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

•Cápsulas de óleo de peixe: fonte de ômega 3. Auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

•Cápsulas de óleo de alho: fonte de aliina e alicina. Aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e baixando a pressão.

•Cereais integrais (aveia, farelo de trigo, arroz integral, amaranto): ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e da pressão sanguínea.

•Feijões, ervilha seca e banana passa: fontes de potássio que ajudam a regular a quantidade de água dentro das células.

•Quinua, semente de gergelim, aveia, soja e derivados: fontes de cálcio. Estudos indicam que o consumo de alimentos fontes de cálcio ajuda a relaxar os vasos auxiliando na redução da pressão arterial.

•Oleaginosas (castanha de caju, castanha do pará, nozes, avelã, pistache sem sal): fontes de gorduras insaturadas e magnésio, nutrientes que auxiliam no combate à hipertensão.

•Gérmen de trigo / óleo de gérmen de trigo: fonte de vitamina E que possui efeito anticoagulante, melhorando a circulação sangüínea.

•Leticina de soja: previne danos nas artérias.

•Sal light: reduzido em sódio, diminui a retenção de líquidos que causaria a pressão alta.

•Chocolate amargo (70% de cacau): fonte de polifenóis que auxiliam na proteção da saúde do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário