quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Combata o sono e fique alerta no dia internacional do café

O café é considerado uma bebida saudável e nutritiva. Enganam-se aqueles que pensam que ele contém apenas cafeína. O grão de café é rico em potássio, magnésio, ferro, zinco, niacina e aminoácidos. Porém, o principal benefício do café é advindo da presença de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Eles combatem o envelhecimento precoce da pele e previnem doenças cardíacas.
Se consumido com moderação, o café auxilia no controle das taxas de colesterol sangüíneo, prevenindo ainda diabetes, doença de Parkinson, mal de Alzheimer, câncer e depressão.

A cafeína inibe os efeitos de uma substância química presente no cérebro, responsável pelo sono, a adenosina. Dessa forma, o café é uma bebida indicada para combater o sono, uma vez que estimula a atenção e o estado de vigília.

Levando em consideração os hábitos alimentares da população brasileira, podemos afirmar que o café foi escolhido como uma bebida matinal. Tal escolha está correta, já que o café além de combater o sono, estimula a concentração e a capacidade intelectual, que são de extrema importância para jovens, principalmente para os estudantes.

O consumo regular de café melhora a concentração e a memória, mantendo crianças e adolescentes mais atentos e capazes de desenvolverem as suas atividades intelectuais, reduzindo a incidência de apatia e depressão.

Uma xícara de café consumida em casa, imediatamente após acordar e outra xícara de café consumida no meio da manhã, na escola, por exemplo, pode trazer benefícios para o aprendizado e para o estado nutricional de crianças e adolescentes.

O consumo matinal do café proporciona um estado de alerta para o cérebro, contribuindo para uma melhor absorção de idéias durante o dia. Além disso, os ácidos clorogênicos presentes no grão de café estimulam o estado de bom humor.

Mas cabe ressaltar que o consumo de café deve ser moderado, já que o excesso de cafeína irrita a mucosa gástrica. Além disso, hipertensos e portadores de gastrite e úlceras devem evitar o consumo de café.

Lembrem-se sempre de dar preferência aos grãos e pós de café orgânico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário