quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cuidados com a saúde digestiva da mulher

Algumas queixas constantes das mulheres são: prisão de ventre, flatulência e distensão abdominal. Esses problemas são resultado de uma saúde digestiva comprometida, situação que acomete cada vez mais mulheres na atualidade.

Muitas se habituam ao problema como se fosse normal e convivem com essa situação, muitas vezes abusando do uso de laxantes. No post hoje você vai entender melhor o que acontece quando seu processo digestivo não vai bem.

De nada adianta escolher bem os alimentos que farão parte de nossa dieta se nosso intestino não estiver saudável e pronto para absorver os nutrientes desses alimentos.

Sintomas como distensão abdominal, eructação, sensação de empachamento, flatulência e restos alimentares mal digeridos nas fezes indicam que o processo digestivo não está ocorrendo da maneira correta.

Uma boa digestão começa pela mastigação. Enquanto mastigamos estimulamos a produção do ácido clorídrico no estômago e também transformamos o alimento em pedaços menores, mais fáceis de serem digeridos. No estômago o meio deve ser ácido para que ocorra a digestão desses alimentos. Alguns fatores, como o hábito de consumir bebidas durante as refeições, alteram o ph do estômago, deixando-o menos ácido e comprometendo o processo digestivo.

Alimentos não digeridos são mais facilmente fermentados causando distensão abdominal e muitas vezes a sensação de queimação após as refeições. Outro fator que compromete a produção de ácido pelo estômago é o uso de medicamentos antiácidos, atualmente bastante comuns. Esses medicamentos associados ao estresse são causadores de hipocloridria (falta de ácido no estômago). Neste ambiente menos ácido não conseguimos realizar o processo digestivo de maneira adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário