quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dicas para diminuir o pH do estômago e melhorar o processo digestivo

Existem algumas dicas que ajudam a diminuir o pH do estômago e cuidar da saúde digestiva. São elas:

•Tome uma xícara de chá de hortelã 20 minutos antes das refeições. A hortelã estimula a produção de ácido clorídrico.
•Dilua uma colher de vinagre de maçã ou de suco de limão em 50ml de água e beba antes das refeições, isso ajuda a aumentar a acidez gástrica.

Conheça melhor seu organismo: A má digestão tem relação com a disbiose e a hiperpermeabilidade intestinal.

Você sabe o que é isso?

Disbiose é quando temos um aumento no número de parasitas, fungos e bactérias patogênicas no intestino em detrimento de bactérias probióticas. O uso de alimentos refinados, pouca ingestão de fibras, o uso indiscriminado de antibióticos, antiinflamatórios e laxantes mata as bactérias boas da microbiota intestinal, o que leva a disbiose.

Esse quadro prejudica o processo de nutrição já que muitas vezes esses oportunistas usam os nutrientes para seu crescimento próprio.

Os fungos e as bactérias patogênicas produzem toxinas que irritam a mucosa do intestino, que vai ficando mais permeável, permitindo a passagem de alimentos não digeridos para a corrente sangüínea: é o que conhecemos como hiperpermeabilidade intestinal.

O uso de pílula anticoncepcional também aumenta a permeabilidade do intestino. Os alimentos não digeridos são reconhecidos como agressores pelo sistema imunológico que responde produzindo células de defesa contra esses restos alimentares. Isso estressa o sistema imunológico e ajuda a desencadear alergias alimentares.

Mais dicas:

Para garantir o bom funcionamento do intestino e a eliminação das fezes aumente o consumo de fibras e de água. As fibras ajudam a aumentar o peso e volume das fezes. Fezes bem formadas e hidratadas são eliminadas com mais facilidade.

Para aumentar o consumo de fibras lembre-se:


•Prefira os cereais integrais como a quinua, o amaranto e o arroz integral;
•Aumente o consumo de frutas e hortaliças – de preferência orgânicas;
•Inclua na dieta as sementes de linhaça;
•Aumente o consumo de líquidos. Água, sucos de frutas ou chás de ervas, desde que não junto com as refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário