quarta-feira, 20 de julho de 2011

Três minerais importantes para mãe e filho

Zinco, ferro e cálcio são três das substâncias mais importantes para a saúde infantil e muitas mães sabem disso, procurando incluí-los na dieta de seus filhos. As futuras mamães, no entanto, não precisam esperar seus bebês crescerem para adotar o hábito. Como o próprio cardápio da gestante é fundamental na vida do filho, já durante a gravidez a mulher deve adotar uma dieta equilibrada, que contenha os três minerais. Isso irá ajudar muito no desenvolvimento saudável da criança ainda na barriga.

Conforme explica a nutricionista Ana Claudia Montezino, de São Paulo, autora do livro Forma Light (Editora Marco Zero), o zinco, por exemplo, tem uma atuação direta na formação de enzimas pancreáticas no corpo da mãe, as quais são importantes para que o organismo consiga absorver as vitaminas e os minerais contidos nos alimentos. Dessa forma, uma dieta bem balanceada em zinco ajuda tanto na nutrição da mãe quanto na do próprio feto. “O zinco ainda prepara o sistema imunológico do bebê desde antes do nascimento e fortalece as defesas do corpo da mulher”, ressalta Claudia.

Da mesma forma, a ingestão de alimentos que contenham cálcio também é recomendada. O mineral, cujo consumo é importante para saúde durante a vida inteira, é essencial na formação da parte óssea e dentária do feto. Quando a criança ainda nem “pensa” em vir ao mundo para abrir o tão aguardado primeiro sorriso, ela já precisa, e muito, desse nutriente. “O cálcio é importante também para a própria mãe porque ajuda a evitar inflamações na gengiva e as cãibras, comuns durante a gravidez” , sugere a nutricionista.

Outro elemento fundamental em qualquer dieta, especialmente a da gestante, é o ferro. Além de agir na formação das células sanguíneas do bebê, o mineral ajuda no transporte do oxigênio dos pulmões da mulher para as demais partes do corpo dela e, também, o da criança. Como destaca Ana Claudia, o ferro é fundamental no desenvolvimento adequado do feto durante toda a gestação.

Os cuidados com esse nutriente são ainda mais importantes considerando-se que, de acordo com estudos publicados no site da Danone, a maior deficiência de ferro na população ocorre justamente em crianças com até dois anos de idade. Para prevenir esses casos, conhecidos como anemia ferropriva, é fundamental o acompanhamento médico regular da criança também depois do nascimento, pois vários fatores podem influir na existência do problema. Mas, segundo Ana Claudia, o consumo de ferro pela mãe já reduz, sim, as chances de a criança e da própria gestante desenvolverem a anemia.

Para tornar sua dieta mais nutritiva durante a gestação e evitar problemas no futuro, conheça algumas das principais fontes naturais de zinco, cálcio e ferro. Mas lembre-se sempre de que um cardápio variado, rico também em outros nutrientes, é essencial tanto para a saúde da mãe quanto para o bom desenvolvimento do bebê:

Zinco: arroz integral, carne, frutos do mar, feijão, grão de bico, ervilha e farelo de aveia, por exemplo.

Ferro: carne vermelha, ovo caipira, espinafre, nozes e feijão. O consumo de alimentos ricos em vitamina C na mesma refeição ou em horários próximos ajuda o organismo na absorção do ferro.

Cálcio: leite, iogurte, bebidas lácteas fermentadas, couve, queijo, brócolis e feijão preto. Apenas evite consumir grandes quantidades de alimentos ricos em cálcio próximo a refeições que contenham comidas ricas em ferro, já que o cálcio dificulta a absorção do ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário