quarta-feira, 20 de julho de 2011

O prato dos pratos

O arroz é um alimento universal por excelência. Comido em todo o mundo, ele serve como base para diversas receitas e ainda é um excelente acompanhamento para outros pratos. Mas não são apenas essas características que fazem do arroz um sustento em todo o mundo. Fácil de se apreciar, ele também é um dos primeiros a fazer parte do cardápio das crianças.

O arroz branco, velho conhecido dos brasileiros, vem sendo gradativamente substituído das mesas pelo arroz integral, mais rico em sais minerais, vitaminas e fibras. Denise G. Braga, nutricionista de São Paulo, explica que a diferença entre as calorias dos dois arrozes (sim, a palavra arroz tem plural!) é pouca. Uma xícara do branco tem cerca de 110, enquanto o integral conta com 100. Ainda assim, a versão integral traz mais vantagens. “Apenas a sua casca é retirada. E por manter sua película, que contém nutrientes como as vitaminas do complexo B e proteínas, ele é muito mais saudável”, afirma. “Já o arroz branco passa por um processo de beneficiamento que faz com que sobre apenas o amido, ou seja, carboidrato”.

Além disso, uma pesquisa feita pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que consumir arroz branco frequentemente pode favorecer o aparecimento de diabetes do tipo 2. O mesmo estudo afirma que o consumo de arroz integral pode reduzir esse risco. De acordo com a nutricionista, o arroz integral ainda ajuda na digestão e previne o câncer de intestino. “Insisto apenas para que ele seja bem mastigado por causa da quantidade de fibras”, diz.

Para as crianças, a recomendação da nutricionista é a mesma: mastigar bem. No entanto, para acostumar o seu filho com o arroz integral, Denise recomenda: “Misture porções iguais de arroz integral com o arroz branco. Aos poucos, vá diminuindo a quantidade do branco até que a criança esteja habituada com o integral”.

Mas e o arroz selvagem? Aquele grão preto longo e fino, que normalmente é misturado a outros tipos de arroz, também é conhecido como zizania, mas na verdade não se trata de um arroz. “Apesar do nome, ele não é um tipo de arroz, e sim uma gramínea. Mesmo assim é um alimento saudável, que contém ferro e uma boa quantidade de proteínas”, diz Denise. Você pode servi-lo como acompanhamento para carnes vermelhas, assados ou em receitas com cogumelos, azeite, nozes e cebolinha. Fica uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário