quarta-feira, 20 de julho de 2011

Alimentos amigos da digestão

Se você sempre come com pressa, vive em situações de estresse e simplesmente não ingere os alimentos certos, saiba que é forte candidato a ter problemas digestivos – se já não os tem. Mas, se conseguir mudar de hábitos e especialmente de dieta, isso não apenas poderá prevenir (ou resolver) esses problemas, como ajudará a melhorar muito sua saúde como um todo: física e mental.

Quem já sofre com a má digestão deve fazer três ou mais refeições leves por dia, evitar frituras e outros itens muito gordurosos e mastigar bem os alimentos, recomenda a nutricionista Fernanda Nunes, especialista em nutrição funcional. Ela aconselha ainda a fugir de certos vegetais difíceis de digerir, como pepino, berinjela, pimentão, melancia e tomate.

Outras coisas a serem evitadas, segundo Fernanda, são o café, as bebidas alcoólicas e o leite. “As pessoas acreditam que o leite é bom para a digestão ou para a azia, o que não é verdade – o leite puro estimula a produção de secreção ácida no estômago”, diz ela. Ela recomenda ainda a água com gás como bom auxiliar digestivo. Veja abaixo outros itens, de todas as categorias de alimentos, que, de acordo com Fernanda, além de nutrir o organismo favorecem a digestão.

Grãos integrais
Contêm uma boa quantidade de fibras insolúveis, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Além disso, por não passarem pelos mesmos processos de beneficiamento dos grãos refinados, são mais nutritivos.

Frutas, legumes e oleaginosas
Segundo a nutricionista, esse tipo de alimento é digerido rapidamente, o que ajuda a satisfazer mais a fome. “Quanto maior a quantidade de frutas e verduras ingeridos, menor é a chance de sentir vontade de comer alimentos ricos em gordura e açúcar”, diz Fernanda. As frutas, legumes e oleaginosas também contêm fibras Entre os que ela recomenda estão maçã, banana, pera, laranja, brócolis, banana, milho, nabo, couve de bruxelas, alcachofra, milho, amêndoas e nozes.

Carboidratos
Os carboidratos, segundo a nutricionista, devem compor mais da metade das calorias diárias ingeridas por uma pessoa. Mas, como essa classe de alimentos inclui aqueles com muita gordura saturada, deve-se optar pelos carboidratos que requerem uma digestão mais lenta. Entre os exemplos dados por Fernanda estão os produtos lácteos sem gordura, legumes, pães integrais, batata doce, ervilhas e arroz integral.

Probióticos
Esses alimentos favorecem ou restabelecem o equilíbrio da flora intestinal e evitam a proliferação, no intestino, de bactérias prejudiciais à saúde. Grandes aliados da digestão, também ajudam a resolver problemas intestinais eventuais, como a diarreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário