quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cuide do leite materno

Quer dar ao seu bebê uma nutrição de qualidade? Não basta apenas amamentar, é preciso cuidar do que você come. Uma pesquisa da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, diz que mulheres em fase de amamentação que ingerem muita gordura trans dobram as chances de seus filhos desenvolverem obesidade. Existem vários tipos de gorduras, sendo que as chamadas “trans”, as mais nocivas, estão presentes principalmente em alimentos industrializados como biscoitos, bolos confeitados, salgadinhos, tortas doces e salgadas, molhos de salada e margarinas.

Os resultados da pesquisa, que aparecem no European Journal of Clinical Nutrition, mostram que as mães que consumiram mais de 4,5 gramas de gordura trans por dia aumentaram o nível de gordura corporal dos seus filhos por meio do leite materno. “A gordura trans é um fator de obesidade tanto para as mães quanto para seus filhos”, disse Alex Anderson, um dos autores da pesquisa.

Apesar de terem investigado diversos tipos de gordura, a conclusão dos pesquisadores é que a gordura trans é a que mais contribui para o excesso de peso. O estudo serve para alertar que a preocupação da mãe com a alimentação não deve se restringir apenas à fase de gestação.

De acordo com os pesquisadores, muitas mães param de controlar o que comem após o nascimento da criança, já que durante a fase de amamentação a tendência é perder rapidamente peso. Mas os efeitos da gordura trans ingerida pela mãe, em recém-nascidos, podem levar a um quadro de obesidade infantil, favorecendo o surgimento de problemas cardíacos, vasculares e até psicológicos já na infância. Por isso, seguir uma dieta equilibrada e evitar alimentos processados industrialmente é a melhor opção para você e para o seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário