quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aleitamento materno

Embora a amamentação seja um ato instintivo, especialistas recomendam uma série de atitudes que podem facilitar a adaptação da mãe e do bebê ao período de aleitamento. Mesmo que o corpo e a mente estejam preparados para essa fase importante, vale conhecer as recomendações profissionais, capazes de prevenir dores nos seios ou a dificuldade de nutrição da criança.

A nutricionista Jaciara Machado, da equipe Acalanto, de Brasília, sugere pensar o ato de amamentar como um momento de intimidade e carinho entre mãe e filho. Um dos primeiros cuidados, segundo ela, está no modo de apoiar o bebê. Ele deve ficar com a cabeça na dobra do cotovelo materno e o corpo inteiro junto ao da mãe, para sentir segurança.

Dores e desconfortos nas mamas e nos mamilos, que interferem no bem estar da mãe e prejudicam o momento da amamentação, podem ser prevenidos evitando-se que o bebê sugue somente o bico. O correto, explica Jaciara, é fazer com que alcance toda a aréola. Além disso, é fundamental sempre oferecer as duas mamas, já que a produção de leite é estimulada com a amamentação.

Cuidados especiais
A preparação das mamas para o oferecimento do leite pode começar já na fase de gestação, recomenda Rosemeri Schambeck, enfermeira responsável pela maternidade do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, no Paraná. Segundo ela, o primeiro passo é o fortalecimento dos mamilos, para que não venham a se ferir depois. Para tanto, Rosemeri sugere um truque bem simples: que a gestante deixe os seios expostos ao sol por cinco minutos diariamente, observando sempre os bons horários para isso, ou seja: antes das 10h e após as 16h.

Para as mulheres com o bico do seio muito plano, a enfermeira recomenda ainda usar sutiã com furo. Ela explica que isso propicia o atrito com o tecido da roupa e vai acostumando o mamilo, tornando-o menos sensível. Outra opção é massagem. “Após o banho, segure os seios entre as mãos e, com um tecido macio, faça massagem na direção dos bicos. Puxe-os várias vezes com cuidado para não machucá-los”, enfatiza Rosemeri.

A nutrição é fundamental
O leite materno sempre alimenta e protege a criança de doenças, mas tudo o que mãe ingere de alguma forma se transmite também ao bebê. Durante a amamentação, a mãe não deve, portanto, consumir alimentos muito condimentados, bebidas alcoólicas e nem excesso de cafeína (encontrada no café, chá, refrigerantes e chocolate), pois esses nutrientes causam agitação no bebê, diz Rosemeri. “No cardápio, não pode faltar carne, peixe e, pelo menos, cinco variedades de frutas e verduras ao dia. Quanto mais colorida a refeição, melhor”, sugere a enfermeira.

A nutricionista está de pleno acordo. Jaciara enfatiza que a mãe necessita da melhor alimentação possível nesta época, porque enquanto produz leite a mulher gasta 30% de calorias a mais. É por isso mesmo, aliás, que amamentar é o caminho mais curto para perder o peso ganho durante a gestação. “No prato, verduras, legumes, frutas, cereais e alimentos ricos em proteínas são essenciais”, orienta Jaciara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário