quarta-feira, 20 de julho de 2011

Crianças com dor de barriga

Todo mundo passa por alguma alteração intestinal ao longo da vida, seja por ter “deslizado” na alimentação, em razão do estresse ou outra causa. Mas o que fazer quando seu filho apresenta sintomas de uma diarreia que parece não passar? Fique atento, pois pode se tratar da síndrome do cólon irritável, um dos motivos que mais levam os pais aos consultórios pediátricos.

Ainda assim, alguns pais não sentem necessidade da consulta por imaginarem que se trata de um simples desarranjo intestinal. No entanto, se a evacuação irregular for acompanhada de desconforto abdominal e se prolongar por muito tempo, o melhor a fazer é consultar um médico.

Em seu site, o Dr. Drauzio Varella informa que, para que esse diagnóstico fique claro, a diarreia e a sensação de dor abdominal devem estar ligadas às seguintes características: dores que diminuem com a evacuação; crises associadas à alterações na freqüência das evacuações ou no formato da fezes.

Nesses casos, uma alimentação correta é capaz de melhorar a dor e o desconforto das crianças, afirma a nutricionista mineira Sandra Fernandes, especialista em alimentação infantil. Ela enfatiza, porém, que o regime precisa ser prescrito por um médico.“Normalmente os gastroenterologistas indicam um regime sem fibras, pobre em lactose e com pouca gordura”, diz. “Nesses casos, eu indico também cortar alimentos como carnes e peixes gordurosos, crustáceos, condimentos, ovos, batatas em todas as suas variações, frutas cítricas e doces”, diz.

Conforme explica a nutricionista, os pais devem priorizar alimentos que contenham cálcio e soja, como leites de soja, tofu, chás que não contenham cafeína como o de camomila e melissa e os probióticos. “O uso de lactobacilos alivia não só a diarreia, mas também, as dores e a distensão abdominal”, diz Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário