quarta-feira, 20 de julho de 2011

Iogurte protege contra infecções

Conhecido desde a antiguidade, o iogurte é um alimento com diversas propriedades que ajudam no bom equilíbrio do organismo, inclusive o das crianças, ajudando-as até a ficarem protegidas contra algumas infecções. No início do século 20 no Brasil, ele era vendido em farmácias por ser considerado um medicamento. Se você tem dúvida quanto a dar iogurte a seus filhos pequenos, achando que o leite puro é melhor, pode se tranquilizar. De acordo com a nutricionista Débora Alencar, do Rio de Janeiro, o iogurte é um alimento saudável que deve fazer parte do cardápio de toda a família.

Rico em nutrientes, o iogurte é uma importante fonte de cálcio e fósforo, substâncias importantes para o desenvolvimento e crescimento das crianças. De acordo com a nutricionista, o alimento traz diversas vantagens para os pequenos. “A gordura presente nos iogurtes é constituída por partículas pequenas, que são assimiladas facilmente pelo organismo das crianças”.

As proteínas do iogurte também são ricas em aminoácidos essenciais que reforçam o sistema imunológico infantil e o protegem de infecções. “Além disso, a presença de fermentos lácticos e de vitamina B faz com que o iogurte tenha uma função importante na regulação do intestino, agindo contra as fermentações anormais do sistema biliar”, explica Débora.

Outra conveniência do iogurte é que, apesar de ser um derivado do leite e preservar as qualidades de seus componentes, ele é digerido mais facilmente que o produto in natura. Isso é particularmente útil na alimentação dos mais idosos e de pessoas que sofrem com problemas digestivos, mas traz benefícios também para as crianças. “Os sais minerais do iogurte, principalmente o cálcio na forma de lactato de cálcio, ajudam na assimilação dos nutrientes pelo intestino”, diz a nutricionista.

Débora indica ainda servir o iogurte para as crianças misturado com geleia, mel, cereais, chocolate em pó, frutas frescas e secas. “Apesar de ser um alimento que as crianças gostam, não custa estimular o interesse delas com variedade e opções saudáveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário