quarta-feira, 20 de julho de 2011

Substituição do açucar

Qual é a criança que não gosta de doces? Está certo, os pequenos precisam de energia para crescer com saúde e o açúcar é um ingrediente indispensável para o bom funcionamento do organismo. Mas não precisa ser o açúcar branco e nem se deve, em geral, abusar nas quantidades.

Para a nutricionista Sandra D. Mendonça, especialista em nutrição clínica, a necessidade de açúcar pode ser suprida por vários alimentos que não são declaradamente “doces“, como os cereais e as frutas. Eles devem entrar no cardápio infantil especialmente pela manhã, quando o corpo desperta de um jejum prolongado e precisa repor as energias gastas durante o sono.

“O café da manhã deve conter em média três porções de glicídeos e açúcares simples, presentes em alimentos como cereais, suco de frutas, o mel e as geleias“, diz ela. A nutricionista afirma que a melhor forma de educar seu filho para comer menos “doce”, sem deixar de ingerir o açúcar necessário, é acostumá-lo desde cedo a uma alimentação correta. “Os alimentos saudáveis alimentam mais e dessa forma ajudam a inibir a ânsia por gulodices”.

As sobremesas e as horas do lanche são os momentos certos para compensar os grandes gastos de energia com a atividade física e mental da escola e adicionar um pouco mais de açúcar ao cardápio da criança. Mas, novamente, tendo o cuidado de não exagerar em itens como bolos, sorvetes e chocolates, que são açúcares de rápida digestão e engordam muito. “O ideal é escolher para colocar na lancheira outros itens gostosos como os biscoitos, por exemplo, mas que contenham leite e nos quais o açúcar não seja o principal ingrediente “, sugere a nutricionista. “Pão com mel, barras de cereais e frutas também são sempre boas pedidas“.

Fuja também das bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados – que já vêm adoçados –, na dieta de seus filhos. O ideal é acostumá-los desde cedo a nem adoçar o que bebem, contentando-se com o gosto natural dos sucos ou do café com leite, por exemplo. Mas, segundo a nutricionista, você pode também adoçar as bebidas das crianças com açúcar mascavo ou mel. Ela adverte porém, que, apesar de mais saudáveis, não se deve abusar deles também, pois contém muitas calorias.
Sandra é contra o uso do adoçante por crianças, mas considera que até ele pode ser recomendado em casos de sobrepeso.

Para as crianças que já têm uma rotina com esportes, a nutricionista recomenda os açúcares de digestão lenta, que criam reservas de energia para serem gastas durante o exercício. “Esses açúcares, presentes nas massas, por exemplo, servem como combustíveis para evitar a hipoglicemia”, explica.


Veja abaixo duas receitas para adoçar de maneira saudável a vida de seus filhos:

Receita 1: Biscoito de Pasta de Amendoim e Mel

Ingredientes
2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
2 colheres (sopa) de pasta de amendoim
3 colheres (sopa) de mel
1 ovo
50 g de farinha de trigo integral
½ colher (chá) de fermento em pó
nozes

Modo de fazer
Bater o tahine com a pasta de amendoim, mel e ovos. Acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó, misturando bem. Coloque a massa em uma assadeira untada com a ajuda de uma colher. Decore o centro de cada biscoito com uma noz. Asse em forno médio (180ºC) por cerca de 15 minutos.

Receita 2: Torta de Maçã

Ingredientes
500 g de maçãs
2 colheres (sopa) de mel
suco de uma laranja
75 g de aveia
75 g de farinha rosca integral
50 g de açúcar mascavo
75 g de margarina vegetal
casca ralada de uma laranja

Modo de fazer
Descasque e corte as maçãs em fatias finas. Disponha-as em uma forma de torta untada e regue com mel e o suco. Misture a aveia com a farinha de rosca e o açúcar mascavo. Derreta a margarina e despeje sobre os ingredientes, junto com a casca ralada da laranja. Misture bem. Espalhe a mistura sobre as fatias de maçã e leve para assar em forno médio (180ºC) durante cerca de 45 minutos ou até que as maçãs estarem macias. Você também pode substituir a mação por frutas como banana, morango, framboesa e damasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário