quarta-feira, 20 de julho de 2011

Por uma vida mais saudável

O fast-food está de roupa nova. As redes de restaurante estão investindo cada vez mais em alimentação saudável. Mas essa tendência não surgiu à toa. De acordo com Enzo Donna, especialista da ECD Food Service, levantamentos feitos pelo IBGE apontam que o brasileiro está optando por comidas mais balanceadas e que trazem benefícios à saúde. Tanto é que os restaurantes que vendem refeições saudáveis estão tendo um crescimento acima da média.

Segundo a nutricionista Roberta Silva, especialista em alimentação funcional, muitas casas mudaram seus menus e agora oferecem aos clientes opções mais funcionais, que colaboram para melhorar o metabolismo e para prevenir doenças. “Os alimentos funcionais estão ganhando espaço até mesmo nos restaurantes de fast-food”, afirma. “Já se vê nos cardápios semente de linhaça, quinua, aveia e gérmen de trigo, por exemplo”.

Hoje em dia, portanto, tornou-se mais fácil, mesmo ao comer fora, montar seu prato em função das substâncias de que o seu corpo precisa, diz Roberta. Aproveitando a onda, ela aconselha, inclusive, aos interessados em melhorar sua nutrição, fazer uma consulta médica para descobrir que nutrientes possam estar faltando em seu organismo. “Alguns exames permitem saber facilmente isso”, afirma a especialista. “O próximo passo é a mudança da dieta”.

Para Roberta, mudar de hábitos alimentares não é tão difícil quanto parece, é uma questão de tentar. E parar de dar desculpas esfarrapadas, como a pressa. “As pessoas têm a falsa impressão de que é mais demorado comer uma refeição saudável que um sanduíche com batatas fritas, mas se reparar bem o tempo gasto é o mesmo”, observa. Então, em vez do hamburguer, opte pelo peito de peru, em vez da batata frita, uma salada. O organismo agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário