quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pequenos detalhes fazem a diferença

Pão de queijo, brigadeiro, cachorro quente, pipoca e coxinha de galinha estão entre os lanches preferidos de qualquer criança. Não adianta tirar tudo do cardápio dela – pois a proibição faz despertar um desejo ainda maior – mas é possível tornar o consumo dessas guloseimas menos prejudicial.

Para manter a dieta balanceada, segundo a nutricionista Silvia Antenovas, de São Paulo, o consumo desses itens ricos em açúcar e gordura não deve ultrapassar o equivalente a 100 calorias diárias (veja os valores calóricos de cada um mais adiante).

Ou seja, a primeira coisa a evitar é deixar a criança encher barriga ou trocar refeições por esse tipo de alimento. “Uma coxinha não pode entrar no lugar do almoço da criança”, ressalta Silvia.

E não se trata apenas de quantidades. O lanche pouco nutritivo precisa ser compensado com o respeito cotidiano a uma dieta rica em verduras, legumes e frutas – observa a nutricionista.

Confira abaixo os valores calóricos e outras dicas para saber como essas cinco guloseimas podem fazer parte da dieta do seu filho sem causar maiores impactos em sua saúde:

Coxinha de galinha: alguns tipos de queijo que recheiam a coxinha são extremamente gordurosos. Nesse caso, é melhor optar pela versão sem esse recheio. Além disso, a massa da coxinha, ao ser frita, absorve ainda mais gordura. Se seu filho quiser muito comer um salgado, uma ideia também é apresentar a ele outras alternativas que não passem pela fritura, como o pão de batata.

Uma coxinha de galinha pequena, de 50 gramas, tem 105,5 calorias e, dependendo dos ingredientes, esse número pode aumentar.

Pão de queijo: algumas lojas preparam o tradicional prato mineiro com farinha integral, mais nutritiva do que a branca. Mesmo assim, em qualquer caso, não é interessante abusar do pão de queijo, pois a comida é rica em carboidratos – embora fonte de energia, em excesso ele leva ao ganho de peso. “Além disso, o alimento ainda conta com alto teor de gordura trans, que se acumula nas artérias, podendo causar doenças no futuro”, diz Silvia.

Uma unidade daqueles pães de queijo maiores, com 95 gramas, tem 173 calorias.

Cachorro quente: espirrar molho de mostarda e catchup com vontade tamanha no sanduíche não faz bem. Eles aumentam o nível de sódio e de substâncias que mal dão pistas de fazer parte dos ingredientes do molho, como o açúcar. Por isso, é bom moderar o uso. Experimente também salsicha de frango no lugar da de carne de porco, pois contém menos gordura.

Um cachorro quente com mostarda, ketchup, batata palha e 1 salsicha, que no total tem 85 gramas, contém 479 calorias.

Pipoca: possui fibras que auxiliam no funcionamento intestinal, mas em contrapartida é rica em gordura. Por isso, as saladas e as frutas são as melhores fontes de fibras. “Pipoca doce com coloração avermelhada tem aditivos químicos, que em excesso e a longo prazo são capazes de promover alteração hormonal, causar obesidade e originar certas doenças”, diz Silvia. “O ideal é pouca quantidade”.

Uma xícara de chá de pipoca misturada a óleo e sal (10 gramas) tem 40 calorias.

Brigadeiro: prefira os tamanhos menores, já que é um alimento rico em gordura e açúcar. Ingerir após grandes refeições é melhor do que de barriga vazia, pois a mistura com outros alimentos faz o açúcar ser absorvido de maneira mais lenta pelo organismo, sem causar grandes impactos nos níveis da substância no sangue. Isso reduz as chances de futuros problemas, como o desenvolvimento de diabetes, normalmente associado a fatores como o excesso no consumo de açúcar.

Um brigadeiro pequeno, de 25 gramas, tem 83,6 calorias.

*a quantidade de calorias de cada alimento foi retirada do livro Calorias de A a Z, de Cristiane Cador Sana (Editora EKO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário