quarta-feira, 20 de julho de 2011

Leite fermentado para crianças

Consumido há séculos, o leite fermentado sempre foi conhecido por suas virtudes. Atualmente, graças à tecnologia, está cada vez mais fácil encontrar esses produtos nas prateleiras dos supermercados. É uma boa notícia para os pais que se preocupam em dar o melhor para os filhos, pois essas bebidas contêm milhares de probióticos, bactérias consideradas boas para o organismo.

Segundo o médico pediatra Caio Blanovski, especialista em crescimento, além de manter a riqueza das proteínas do leite, a bebida fermentada continua rica em cálcio. “E não é só isso, é um alimento vital para uma alimentação equilibrada, que realmente contribui com as necessidades nutricionais humanas, das crianças até as pessoas da terceira idade”, diz ele.

O médico afirma que o alimento pode começar a fazer parte da dieta das crianças desde cedo, acompanhando a fase da diversificação alimentar. Mas essa concepção varia de médico para médico, como ele próprio observa. De acordo com as normas do European Society For Pediatric Gastroenterology and Nutrition, a introdução de novos alimentos pode começar a ser feita ser feita entre os quatro e os seis meses de vida. “Porém, nessa fase o sistema digestivo está em plena formação. Eu costumo recomendar aos pais que esperem até o primeiro ano”, diz Blanovski.

De acordo com médico, o sistema digestivo das crianças de 1 a 3 anos deve receber uma dose diária de cerca de 500 mg de cálcio, sendo que, neste período, o leite fermentado pode cobrir cerca de 40% dessa necessidade. A partir dos 4 até os 9 anos de idade, a criança passa a precisar de 800 mg por dia e o ideal é que a bebida responder por no máximo 25% disso.

Blanovski.explica que, conforme a criança vai crescendo, outros nutrientes vão se impondo como parte da variedade necessária e importante das fontes de alimentação. Ainda assim, o leite fermentado, segundo ele, continua a ser um bom “companheiro” dos demais alimentos, ajudando a regular a flora intestinal e a proteger a saúde do intestino contra infecções. Segundo ele, os probióticos presentes na bebida ajudam também na prevenção de outros problemas, como alguns tipos de alergias e até os causados pelo rotavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário