Passar o dia inteiro na praia para ficar com o corpo na tonalidade do verão não significa ter uma pele saudável. Até mesmo porque há horários recomendados pelos dermatologistas para uma pessoa se banhar diante da luz solar. Restringir-se ao uso de cremes que estão nas prateleiras das lojas também não é a melhor alternativa. Um dos fatores que mais ajudam na boa qualidade das células epiteliais é a alimentação.
Hoje, a indústria dos cosméticos desenvolve diversos produtos que contêm substâncias para a manutenção da saúde da pele, como a vitamina C e o colágeno. Todavia, a nutricionista Débora Silva defende que a melhor forma de garantir uma pele saudável se dá por meio da absorção dos nutrientes no intestino, o que é proporcionado por uma dieta equilibrada. “O creme tem suas vantagens e é importante para a hidratação. Aplicadas na pele, as vitaminas têm uma entrada superficial no corpo. Não adiante se encher de creme, se a alimentação é feita de maneira incorreta”, diz.
Veja algumas dicas da especialista para que o cardápio confira à pele um aspecto sadio. Vale lembrar que um protetor solar adequado também é fundamental:
Intestino: o órgão é responsável pela absorção de nutrientes. Para que outras partes do corpo sejam beneficiadas pela ação de vitaminas e minerais, é importante que o intestino realize bem as suas funções. Portanto, cuide dele da melhor forma. Uma dieta rica em fibras costuma ajudar.
Gorduras boas: além do consumo de água, as gorduras boas colaboram na absorção dos nutrientes pelo intestino. Elas são encontradas, por exemplo, em amêndoas, abacate, nozes, azeite extra-virgem. Na dúvida sobre as quantidades, vale consultar um nutricionista.
Flacidez: pessoas que perdem peso acabam tendo preocupação com a flacidez da pele. O passar do tempo também pode levar a graus maiores de flacidez, já que, a partir dos 30 anos, a produção de colágeno pelo organismo cai. A vitamina C atua na formação do colágeno no corpo, podendo ser encontrada em alimentos como acerola, repolho, espinafre e pimentão. É possível haver reposição de colágeno, inclusive, por meio de pó e comprimidos.
Vitamina E: antioxidante, atua no corpo oferecendo maior proteção às células, retardando o envelhecimento delas. Pode ser encontrada em óleos vegetais como os de girassol, palma, milho, soja e azeite de oliva. Nozes, semente de girassol, germe de trigo, grãos integrais e vegetais verdes folhosos.
Bronzeado: antes de ir para a praia, um copo de suco de laranja com cenoura torna o corpo mais dourado, diante da luz solar. A vitamina A tem ação, ainda, no desenvolvimento das células epiteliais. Além da cenoura e de outros alimentos, pode ser encontrada no damasco, na abóbora, no mamão e na manga.
Água e exercícios físicos: o líquido ajuda a hidratar a pele, daí a importância do consumo regular. Quem faz exercícios intensos, como três horas diárias, pode fazer uso, por exemplo, de isotônicos. Eles ajudam na reposição de minerais no organismo. Vale uma orientação médica sobre a necessidade de uma pessoa beber isotônicos, já que a água é suficiente em muitos casos, na reposição dos elementos. A ingestão desnecessária pode sobrecarregar os rins.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário