sábado, 12 de fevereiro de 2011

Pulando as refeições!

Para quem está no escritório, tirar uma hora de almoço é, muitas vezes, um sonho longe de ser alcançado. O chefe cobra a realização de uma tarefa urgente, o diretor convoca reunião às pressas ao meio-dia, o cliente liga na exata hora em que você já estava se preparando para desligar o computador. O estômago ronca, o relógio marca uma, duas, três, quatro horas da tarde. E o prato caprichado no restaurante da esquina vira três biscoitos e um café, na copa da empresa.

Não ter um horário certo para almoçar ou, simplesmente, pular a refeição pode prejudicar a saúde, em longo prazo. A produtividade, fatalmente, declina. Quem não come direito, sofre com dor de cabeça, mal-estar e alterações de humor.

Em contrapartida, as substâncias presentes na comida também fortalecem habilidades como memória e concentração. No caso de quem faz esforço físico em seu ofício, há benefícios para os músculos.

“Peixes são fontes de ômega-3, que ativa a memória e é antiinflamatório. O zinco, presente nos frutos do mar, participa no sistema imunológico. O carboidrato da quinua ou das massas oferece energia. E o magnésio, presente nas verduras, atua contra a dor muscular”, exemplifica a nutricionista Daniella Barbosa, da clínica Uva Verde.

Fique sem comer e ganhe peso

Deixar de almoçar em alguns dias para ganhar tempo é uma estratégia que rende pouco. Afinal, a falta de nutrientes adequados para o funcionamento do corpo pode ser um campo para o desenvolvimento de problemas que, no futuro, farão o trabalhador se ausentar por um período mais extenso. E o que é pior, prejudicando sua qualidade de vida.

Nas contas da saúde, é melhor parar uma hora por dia para comer bem do que faltar ao trabalho uma semana porque ficou doente.

Segundo Daniella, o ato de não almoçar é entendido pelo organismo como na época das cavernas: “há uma nevasca lá fora e acabou a comida, preciso economizar energia”. Desse modo, o metabolismo desacelera, aumentando a tendência a engordar. Por exemplo, uma atividade de repouso que normalmente consome 1400 calorias pode acabar consumindo mil. É um mecanismo de sobrevivência. Em pleno século XXI, o ser humano ainda não virou máquina.

Confira alguns alimentos que podem constar em sua dieta, aumentando as resistências do sistema imunológico. Em refeições que acabam sendo feitas em tempo curto, eles ajudam o organismo. Se você tem pouco tempo para almoçar, guarde esta lista indicada em artigo da nutricionista Juliana Pensardi:

Shitake: aumenta a imunidade, estimula os macrófagos e linfócitos T e aumentam a produção de interleucina 1, substância que combate tumores. A dose recomendada é de 100 gramas por dia.

Alho: pode estimular a resposta imunológica e estimular os macrófagos. O alho é agente modificador da resposta imunológica. Recomendação: 2 dentes/dia.

Iogurte: o iogurte pode estimular a produção de anticorpos. Os lactobacilos do iogurte podem também combater as células cancerosas. Recomendação 180gramas/ dia.

Cenoura: o betacaroteno presente na cenoura estimula células imunológicas protetoras combatentes de infecções. Dose: 60 gramas /dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário