sábado, 12 de fevereiro de 2011

Atividade Física

O ano já começou, mas nem todo mundo cumpriu a promessa de entrar no ritmo da malhação. Se você está nesse grupo, que provavelmente precisa é de um empurrãozinho, para que inclua os exercícios na sua rotina. Não importa o cenário: academia, parques ou até mesmo na sua casa, o importante é treinar.

Um dos alertas que os especialistas fazem, no entanto, é quanto ao uso que algumas pessoas fazem de anabolizantes. De acordo com definição do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid), as substâncias conhecidas como “bombas” são substitutos sintéticos do hormônio masculino testosterona.

Os anabolizantes possuem diversos usos clínicos, quando, por motivo de doença, há necessidade de reposição do hormônio. Contudo, pessoas sadias fazem uso das “bombas” para fazer crescer a massa muscular, aumentando os efeitos dos exercícios físicos.

O primeiro uso da substância foi feita por soldados alemães na 2ª Guerra Mundial, com objetivo de aumentar a agressividade. A partir de 1975, o Comitê Olímpico Internacional passou a proibir o seu uso, incluindo o anabolizante na lista de drogas consideradas “doping”.

Ainda de acordo com informações do Obid, em homens e adolescentes, o produto pode causar redução da produção de esperma, dificuldade de urinar e até mesmo impotência, além do crescimento irreversível das mamas. Nas mulheres, podem aparecer sinais masculinos, como engrossamento da voz, perda de cabelo e diminuição dos seios. Em ambos os sexos, há chances de desenvolver tumores e sofrer ataques cardíacos.

Para evitar problemas como esse e permitir que as pessoas sigam um calendário de exercícios e uma dieta saudável, o personal trainer Robson Santos preparou 5 dicas. Confira:

1- Obtenha orientação profissional:
Se você quer mudar de vida e começar a praticar atividade física com regularidade, peça orientação para um profissional de educação física, seja para treinar sozinho, em academias ou clubes. O profissional de educação física tem em sua formação uma série de disciplinas voltadas especificamente para a saúde, ele é a pessoa mais qualificada para encaminhá-lo ao sucesso de seus treinos.

2- Respeite os intervalos de treinos:
Ao fazer exercícios musculares ou cardiovasculares, sempre haverá intervalos entre as séries e os treinos. Alterar esses intervalos pode comprometer o seu tão esperado resultado.

3- Utilize a carga adequada:
A carga utilizada nas atividades aeróbicas e musculares são importantes para um bom resultado. Porém, essa carga deve ser adequada a sua condição física e ser aumentada gradativamente, sempre oferecendo uma dificuldade para o corpo. Observando as pessoas que treinam nas academias, Robson Santos esta é a chave para o sucesso.

4- Alimentação e hidratação:
Tão ou mais importante que a atividade física é a nutrição adequada. Se você quer emagrecer, ganhar músculos ou apenas manter a saúde, tenha total atenção à alimentação, pois de nada adiantam as suas horas de suor na academia se você não se alimenta corretamente. Isso quer dizer que você deve comer bem nas principais refeições, em intervalos regulares. Nesse caso, vale consultar um nutricionista para conhecer o que é melhor para sua dieta.

5- Equilíbrio saudável:
Independente do seu objetivo, é necessário ter um equilíbrio entre as atividades e alimentação. Para ter uma vida ativa e saudável, Robson Santos recomenda alternar treinos cardiovasculares, como corrida, caminhada, natação e ciclismo, com exercícios de flexibilidade, como alongamentos, pilates e ioga, com treinos neuromusculares, como ginástica localizada e musculação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário