sábado, 12 de fevereiro de 2011

Alimentos no verão

A indústria química desenvolveu uma série de produtos usados na conservação dos alimentos. No entanto, nem mesmo as fórmulas dos laboratórios são suficientes quando o consumidor trata a comida sem os cuidados necessários. Se há pessoas que sofrem com a intoxicação alimentar em festas e restaurantes, uma das principais fontes de problema pode estar em casa.

Depois do almoço, por exemplo, a prática de deixar comida nas panelas sobre o fogão ou a mesa, em um tempo mais longo, não é recomendada pela nutricionista Lidiane Martins, da Nutry Up, especialista em controle de qualidade dos alimentos. Assim que a refeição terminar, é importante que tudo seja armazenado na geladeira o quanto antes.

Lidiane aponta que alimentos com proteína e água na composição são os mais propensos a deteriorar. Temperaturas ambiente entre 5 e 60 graus Celsius também favorecem o processo. Na lista dos principais candidatos a ir direto para a lixeira, constam maionese (as feitas em casa mais ainda, já que não levam conservantes industriais), salgadinhos, sucos e vitaminas, saladas e leite. “Os salgadinhos são muito manipulados, desde o momento da produção até o consumo. Se alguém não lavou a mão e pegou uma unidade, isso já contribui para a proliferação de bactérias”, diz a nutricionista.

Depois de uma refeição, as pessoas que preferem não armazenar alimentos aquecidos na geladeira, devido ao aumento no consumo de energia, podem depositar a comida em um recipiente e colocá-lo em uma bacia com gelo. Após alguns minutos, leva-se então a iguaria às prateleiras do eletrodoméstico.

Caso não haja bacias suficientes para a quantidade que restou, outra opção é dividir as sobras em potes menores, os quais resfriarão com maior rapidez na geladeira, gastando menos energia. “Tudo o que vai à geladeira precisa estar coberto, de modo que um alimento que sofra a ação de bactérias não contamine o outro”, ressalta a especialista.

Mudando a validade

Artigos industrializados, como o requeijão, assumem outro prazo de validade após abertos, na comparação ao momento em que estavam fechados. Por isso, o consumidor precisa estar atento não apenas às informações do rótulo, mas à consistência e ao odor do produto. O tempo fora da geladeira reduz a validade, bem como o uso de facas que tiveram contato com outros alimentos. Elas podem transportar micro-organismos de um alimento a outro.

Na dúvida sobre a qualidade dos alimentos que ficaram na geladeira por um período mais longo, o melhor é dispensá-los. Às vezes, não aparentam estar impróprios e, com a liberação de certas toxinas, nem mesmo o cozimento em água fervente é capaz de exterminar determinados tipos de micro-organismos que fazem mal ao corpo. “Os sintomas de intoxicação alimentar demoram algumas horas para aparecer. Algumas pessoas atribuem as causas a algo ingerido na refeição mais recente, o que pode não ser a origem do problema”, afirma Lidiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário