sábado, 12 de fevereiro de 2011

Cuidando do Intestino

Saiba como cuidar bem do seu intestino, com uma alimentação saudável, seguindo as orientações da nutricionista Raquel Delgado:

Fibras: as fibras ajudam o intestino a funcionar melhor por facilitarem, durante a digestão, a quebra dos alimentos ingeridos. E, consequentemente, a absorção de nutrientes. O consumo de folhas, farelo de aveia e grãos integrais, ricos em fibras, são um convite a quem deseja fazer o intestino trabalhar.

Probióticos: Alimentos e iogurtes que tem como princípio ativo os probióticos (bifidobactérias) ajudam a manter o ritmo intestinal.

Álcool e gordura: uma alimentação rica em gordura e o consumo de álcool em excesso são hábitos prejudiciais ao intestino. Sem maiores quantidades de nutrientes, ao passarem pelo intestino, a gordura e o álcool dificultam a absorção dos valores nutricionais presentes em outras comidas.

Hidratação: o intestino absorve a água que, depois, é direcionada a outros órgãos. Se o líquido não é bem absorvido, a água é mal distribuída e o próprio rim deixa de funcionar de modo adequado, podendo gerar problemas como cálculo renal, pedra na vesícula e dificuldade de urinar. Pelo menos, dois litros de água por dia são recomendados.

Alimentos: vegetais, abacate, fígado, peixes de água salgada, leite, tomate, ervilha, batata doce, feijão e arroz integral são alguns dos alimentos com vitaminas que ajudam no melhor funcionamento do intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário