sábado, 12 de fevereiro de 2011

As bactérias boas!

O conceito de bactéria benéfica foi lançado pelo Prêmio Nobel de medicina Elie Metchnikoff, há cem anos. Atualmente, determinadas pesquisas apontam evidências sobre benesses dos probióticos, conhecidos também como “bactérias boas”. A melhor notícia é que o corpo humano abriga diversas colônias desses organismos, responsáveis pela manutenção da saúde dos seres vivos e de seu sistema imunológico.


Gerard Denariaz, microbiologista e diretor da plataforma de pesquisa da Danone, informa em seu artigo para a Danone Reserch que o nosso corpo hospeda diversas bactérias, mas que 70% delas estão nos intestinos. Segundo ele, os micróbios produzem substâncias importantes para o organismo, como as vitaminas, por exemplo.


O estudo demonstra que a maioria dessas bactérias não provoca nenhum mal. Porém, elas se alimentam de açúcares e carboidratos. Na quebra desses nutrientes, são gerados gases como hidrogênio, dióxido de carbono e metano. Em condições normais os gases são reabsorvidos, sem maiores efeitos colaterais para o organismo. Todavia, qualquer descontrole na alimentação pode dificultar a absorção dos gases, levando à temida má digestão, que traz inchaço, dor de estômago e outros distúrbios gástricos.


Conforme explicado no artigo de Denariaz, alimentos probióticos são os que contam com a presença de microorganismos como os lactobacilos, por exemplo, indicados para regular a flora intestinal. Em outras palavras, são alimentos que ajudam a manter a colônia de bichinhos microscópicos do nosso corpo de bem com a gente, contribuindo para melhor funcionamento do intestino.


Denariaz, afirma que entre os efeitos benéficos dos alimentos probióticos estão: “proteção contra infecções, bom funcionamento do intestino e até proteção contra alergias” e completa: “os probióticos poderão ser usados no futuro para aliviar problemas com a obesidade e inflamações em geral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário