Há gerações, o homem procura a fórmula que lhe vai garantir a juventude eterna. Hoje, a medicina ainda não apresenta soluções eficientes, a ponto de deixar vovô e vovó com aquele ar dos dezoito anos. As cirurgias plásticas dão uma mãozinha na estética, mas não garantem necessariamente qualidade de vida. Uma das apostas para manter a boa saúde reside no cultivo de determinados hábitos alimentares, que ajudam a combater o envelhecimento das células e promovem melhor funcionamento do organismo.
Autor de livros como “A Arte de se Cuidar” e “A Alquimia dos Sabores”, o nutrólogo João Curvo diz que a pele é o primeiro órgão a mostrar que o corpo está envelhecendo, por volta dos 30 anos. Em seguida, em torno dos 40, a visão perde um pouco de sua acuidade. Aos 50, começam a dar sinais de fadiga articulações e artérias.
Determinados alimentos, explica o especialista, contêm vitaminas que exercem ação antioxidante. Em resumo, atuam em processos naturais do próprio organismo, retardando o envelhecimento das células. Confira o que pode ajudar na sua dieta:
1 – Ingestão de cereais como aveia, quinua, trigo e arroz integral, fontes ricas em fibras e energia. Ajudam a regularizar o funcionamento do intestino e previnem contra o câncer no órgão.
2 – Peixes dotados de ômega-3 combatem o envelhecimento da pele, como a formação de rugas. Salmão, sardinha, atum e anchova podem constar em cinco refeições da semana.
3 – Inclua no cardápio as crucíferas, a exemplo do brócolis, couve-flor, repolho e couve. Elas têm ação antioxidante e inibem o crescimento de tumores.
4 – Frutas oleaginosas, como castanha, nozes, amêndoas e pistache contêm vitamina E e selênio, que auxiliam no combate a doenças cardiovasculares.
5 – Beba água. O líquido ajuda na hidratação da pele e do cérebro. De acordo com Curvo, para saber a quantidade diária ideal, multiplique seu peso por 30 ou 35 mililitros. Por exemplo, a uma pessoa que pesa 70 quilos, é recomendado ingerir entre 2,1 e 2,5 litros de água. Ele ressalta que metade desse número pode ser de água pura, enquanto a outra metade, composta de sucos, chás ou sopas.
6 – Um prato de salada crua, com folhas e legumes, contém fibras, minerais e vitaminas antioxidantes. Temperá-lo com limão ou laranja, fontes de vitamina C, ajuda na absorção do cálcio e do ferro. As substâncias atuam, respectivamente, na formação dos ossos e no combate à anemia. O azeite extra-virgem facilita o funcionamento do intestino e protege contra a formação de placas de colesterol nas artérias.
7 – Os pigmentos de frutas verdes, amarelas e vermelhas têm propriedades antioxidantes. O tomate, que também é uma fruta, contém licopeno, que previne câncer de próstata.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário