sábado, 12 de fevereiro de 2011

Gordura e depressão

Se você anda se sentindo para baixo, cansado e sem ânimo, está na hora de começar a prestar mais atenção à sua alimentação. Ela pode ser a causa do seu desânimo, e ainda ter relação com algo maior. Uma pesquisa realizada pelas universidades espanholas de Navarra e Las Palmas de Gran Canaria mostrou que comer gorduras trans e saturadas pode elevar o risco de desenvolver depressão.

Segundo a pesquisa, nenhum dos voluntários apresentava a doença antes do estudo. A constatação foi de que os consumidores das gorduras trans e saturadas têm 48% a mais de chance de sofrerem de depressão. A gordura saturada é prejudicial à saúde e pode ser a causa de diversas doenças, pois sua presença no organismo eleva as taxas de colesterol ruim (LDL) e diminui os índices de colesterol bom (HDL).

Produzida artificialmente pela indústria alimentícia, as gorduras trans e saturada estão presentes em alimentos como sorvetes, biscoitos, chocolates, salgadinhos e frituras em geral. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda não ultrapassar 1% do valor calórico de sua dieta com a ingestão de gordura trans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário