terça-feira, 29 de março de 2011

A vitamina que protege os olhos!

O cardápio do bebê nos primeiros meses é importante, entre outros fatores, para desenvolver as defesas do organismo contra doenças e ajudar na formação de órgãos e tecidos. De acordo com informações do Ministério da Saúde, cidades do nordeste do país apresentam altos índices de crianças com deficiência de vitamina A na dieta.

O problema costuma atingir também áreas pobres da região norte, de Minas Gerais e São Paulo. A falta da substância no corpo está associada à mortalidade infantil, já que favorece diarreia e infecções respiratórias. Outra consequência é uma doença chamada xeroftalmia, que causa cegueira.

Ainda de acordo com artigo no site do Ministério, a vitamina A ajuda na proteção da córnea, localizada nos olhos, e contribui para a acuidade visual. Além disso, participa da defesa do organismo, mantendo as mucosas (revestimento encontrado na parte interna do nariz, na garganta, na boca, nos olhos e no estômago) em bom estado. As mulheres grávidas também se beneficiam da ingestão da substância, por ela auxiliar no crescimento do feto.

A vitamina A é encontrada em alimentos como leite materno, carnes, fígado, e gema do ovo. Há ainda os itens com elementos que, no corpo, são convertidos na vitamina, como pêssego, cenoura, espinafre, batata-doce e abóbora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário