terça-feira, 29 de março de 2011

Chá das cinco...

O chá é um fenômeno mundial. Consumido no mundo inteiro, são raros os que não apreciam a bebida, que pode ser servida quente no inverno e gelada no verão. Além do sabor, alguns chás contêm polifenóis, substância capaz de bloquear enzimas que as células cancerosas precisam para se desenvolver.

Entre os chás que mais trazem a substância estão o verde, o branco e o preto. Derivados de uma árvore chamada de Camellia sinensis, esses tipos de chá podem ser úteis para pessoas que sofrem de arteroesclerose, colesterol alto, diabetes, halitose, entre outras doenças.

Segundo a publicação Cancer Research, pesquisadores da Universidade de Wisconsin e do Case Western Reserve University, documentaram o papel dos polifenóis do chá verde em células de câncer de próstata e concluíram que a substância ajuda a inibir o desenvolvimento do tumor. Outros estudos sugerem que essa substância é capaz de reduzir o risco de câncer gástrico, de pele e de esôfago. Isso se forem consumidas cerca de 4 a 6 xícaras diárias.

Já a pesquisa do Karolinska Institute, na Suíça, mostra que 2 xícaras de chá por dia são capazes de diminuir o risco de câncer de ovário em até 46 %. Outra pesquisa interessante feita pelo Centro Médico de Utrecht, na Holanda, indica que o consume moderado da bebida pode reduzir a chance de morte por ataques cardíacos.

Para aproveitar ao máximo as propriedades benéficas do chá, siga a recomendação de preparo para cada tipo:

- Chá Verde: Assim que pequenas bolhas começarem a se formar no fundo da chaleira, retire o chá do fogo e espere por 2 a 4 minutos antes de servir.

- Chá Preto: Ferva a água e deixe na infusão por 3 a 5 minutos.

- Chá Branco: Não espere a água ferver. Retire do fogo quando aparecerem as primeiras bolhas no fundo da chaleira. O tempo de infusão é de 4 a 8 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário