terça-feira, 29 de março de 2011

Depois do leite materno

Depois do período em que é amamentado exclusivamente nos seios da mãe, o bebê começa a receber os primeiros alimentos que chegam via supermercado. A introdução dos itens no cardápio deve ser feita de maneira gradual. Além disso, nada de opções sólidas.

Pode-se oferecer, no princípio, um suco. No caso de frutas, é importante que a comida seja amassada com a colher, até formar uma papa. “Não existem frutas proibidas. Às vezes, orientamos evitar morango, devido à concentração de agrotóxicos. Por isso, ganham pontos os alimentos orgânicos. É comum também que a acidez do abacaxi machuque a boca da criança. Vale o cuidado”, diz a pediatra e nutróloga Denise Lellis.

O Ministério da Saúde preconiza o aleitamento materno exclusivo, pelo menos, até os seis meses. Antes ou dentro desse período, ainda que o leite materno deixe de ser exclusividade no menu do bebê, a bebida deve ser oferecida até os dois anos de idade. As mães que não conseguem dar continuidade à amamentação nos seios devido a exigências do emprego, por exemplo, devem fazer o uso de fórmulas maternizadas, indicadas pelo pediatra e compradas em farmácias ou supermercados.

Confira algumas dicas de Denise para a adaptação do bebê às novidades na alimentação.

Papa salgada: bebês que foram amamentados até os seis meses, no seio da mãe, podem se alimentar com uma papa salgada a partir dos seis meses e meio, quase sete. Se o leite materno deixou de ser exclusivo aos quatro meses, a papa pode ser oferecida entre quatro meses e meio, cinco. É possível colocar no prato cereais, carne, legumes, hortaliças, feijões, ervilhas. Mas lembre-se: tudo bem molinho e amassado.

Sobremesa: no primeiro ano, evite frituras, doces e refrigerantes. Já nessa faixa etária se consegue criar hábitos e tomar medidas para reduzir as chances de obesidade infantil. Não é necessário acrescentar açúcar no leite, nem nas frutas. Isso reduz também o risco de cáries nos dentes em formação.

Alergia ou contaminação: o tomate é outro alimento que carece de cuidado, já que muitas vezes é cultivado com alto nível de agrotóxico. Os orgânicos estão liberados. Até os dez meses, não se deve também oferecer clara de ovo, que tem potencial de dar alergia. A gema pode ser oferecida a partir dos seis meses.

Adaptação gradual: não tente oferecer a seu filho alimentos de consistência mais firme, que ele tenha dificuldades de ingerir. Observe e respeite a capacidade de mastigação dele. Aos poucos

Nenhum comentário:

Postar um comentário