terça-feira, 29 de março de 2011

Doces ancestrais

Quem nunca comeu um docinho que atire a primeira pedra. Além de lindos e coloridos, os doces nos atraem não só por sua aparência, mas por um sabor sem igual. O que não sabíamos é que essa atração pode não ter a ver somente com a estética e o gosto dos docinhos.

De acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, cientistas acreditam que temos uma preferência por alimentos doces pois eles são uma fonte segura de energia e nutrientes. Essa necessidade nos foi útil durante o processo evolutivo, que ocorreu em um momento onde a comida era escassa. Sendo assim, optar por alimentos doces era uma questão de sobrevivência.

Para reforçar essa ideia, pesquisadores finlandeses testaram essa preferência com 146 pessoas. Todos receberam alimentos doces e salgados e depois foram questionados sobre qual era a intensidade do sabor e do prazer que tiveram ao comer.

Surpreendentemente, o resultado da pesquisa foi que os homens ficaram mais satisfeitos com os doces do que as mulheres. Quando os resultados foram analisados junto com as amostras de DNA dos participantes, contatou-se que até 50% da preferência deles por alimentos doces pode ser explicada por mecanismos herdados, ou seja, que fazem parte do código genético.

Atualmente, sabemos que o açúcar pode ser um grande vilão para o nosso corpo. Ele está ligado direta e indiretamente a diversas doenças. Por isso, na hora em que bater aquela vontade de comer doces, lembre-se que esse desejo pode não está mais ligado com uma necessidade do nosso organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário