terça-feira, 29 de março de 2011

Benefícios do chocolate

Seja para consolar algum sentimento, para vencer o estresse ou simplesmente para ter um bem-estar imediato, o chocolate é um amigo inseparável para todas as horas. Infelizmente, este mágico alimento contém muitas calorias.

Ainda assim, é rico em lipídios (30g / 100 g) e açúcares (10 g/ 100g), que chegam acompanhados pelas cerca de 500 calorias por cada 100 gramas ingeridos, o equivalente ao que você gastaria em uma aula de uma hora de tênis.

Mas será que é preciso condenar o chocolate? De forma alguma, pois esse alimento está cheio de substâncias boas para o nosso organismo e é importante que nos façamos um agrado de vez em quando, com moderação. O chocolate é ainda uma boa fonte de minerais, pois contém ferro, fibras, fósforo e potássio. E também é rico em cálcio, ainda se forem os chocolates brancos (cerca de 400 mg/100g).

Já os chocolates amargos são ricos em flavonóides, antioxidantes que ajudam o organismo na luta contra o envelhecimento. Estudos recentes mostram que os polifenóis presentes nos chocolates amargos têm um efeito positivo para quem sofre de hipertensão.

O chocolate contém substâncias conhecidas por seus efeitos psicoestimulantes. Saiba quais:

- a serotonina é um neurotransmissor utilizado como antidepressivo. O chocolate contém cerca de 3 miligramas a cada 100 g, uma quantidade relativamente baixa, mas que já pode trazer efeitos positivos para o humor.

- a teobromina (40 à 500 mg/ 100 g), um alcalóide que estimula o sistema nervoso central e o coração.

- cafeína (70 mg / 100g), que possui efeito excitante.

- anandamina. Em uma baixa escala, seus efeitos podem ser comparados aos da cannabis, o que explica os efeitos de euforia e relaxamento provocados pelo chocolate.

- fenilelatilamina (0,4 à 0,6 μg/ g) e a tiramina são responsáveis pela sensação de bem estar. Esses compostos apresentam uma estrutura molecular semelhante às anfetaminas.

- magnésio (110mg/100g), que ajuda no combate ao estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário