terça-feira, 29 de março de 2011

Alimentação Infantil

A alimentação infantil é uma das grandes preocupações dos pais. Todos querem que seus filhos recebam todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e crescimento. O leite materno é, sem dúvida, o alimento mais saudável para os recém-nascidos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMC), os bebês devem ser alimentados com leite materno até o sexto mês de vida.

Além dessa recomendação, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Ministério da Saúde do Brasil (MS) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) recomendam 10 passos para uma alimentação saudável voltada para crianças de até 2 anos de idade:

1. Dar somente leite materno até os seis meses sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos.

2. A partir dos seis meses de vida introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais.

3. Após os seis meses dar alimentos complementares (misturas múltiplas), três vezes ao dia, quando a criança recebe leite materno. E, seis vezes ao dia, ao não ser mais alimentada com leite materno.

4. A alimentação complementar deverá ser oferecida sem rigidez de horários. Deve ser respeitada sempre a vontade da criança.

5. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com o auxílio de uma colher. Começar com uma consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente variada, aumentar a consistência até chegar à mesma alimentação de toda a família.

6. Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

7. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

8. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. O uso do sal deve ser moderado.

9. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos. Além de garantir o seu armazenamento e conservação de forma adequada.

10. Estimular, quando a criança está doente e convalescente, a se alimentar. Ofereça a sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário