terça-feira, 29 de março de 2011

Probióticos para o colesterol

A flora intestinal é formada por colônias com cerca de 500 bactérias essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo. Apesar do nome bactéria estar ligado à doenças e infecções, esses “bichinhos” são considerados amigos da nossa saúde e também atendem pelo nome de probióticos.

A dieta e o estilo de vida de uma pessoa costumam ditar se essas bactérias serão boas ou não para a saúde. É por isso que podemos complementar a nossa alimentação com alimentos probióticos, ou seja, os que contêm essas bactérias amigas.

Os benefícios dos alimentos probióticos são inúmeros. Eles ajudam o nosso corpo a produzir vitamina A e B, melhoram a absorção de nutrientes, ajudam na digestão, estimulam a produção de substâncias imunológicas. As “bactérias boas” também ajudam a expulsar as bactérias ruins. E se você toma antibióticos ou anda com o nível de colesterol alto, esses alimentos podem ajudar a trazer seu corpo de volta ao equilíbrio.

O excesso de colesterol na corrente sanguínea pode gerar diversos problemas, inclusive cardiovasculares, pois o fígado utiliza o colesterol para produzir a bile, substância que quebra as gorduras no intestino delgado e as torna mais fáceis de digerir. Depois disso, o colesterol encontra o seu caminho para a corrente sanguínea.

O médico endocrinologista James Anderson, da Universidade de Kentucky, em Lexington, é autor de pesquisas sobre o assunto. Ele afirma que as bactérias boas ajudam a quebrar a bile e retirar o excesso do gordura no sangue. Já o estudo do Journal of Dairy Science, publicado em março de 2000, mostrou uma melhora de 17% na proporção de HDL ("bom colesterol") ao LDL ("mau colesterol”) em ratos que receberam o probiótico Lactobacillus reuteri.

Outros estudos clínicos realizados em 1999 pelo Journal of American College of Nutrition encontraram uma redução de cerca de 3% nos níveis de colesterol do sangue de indivíduos que comeram durante quatro semanas um iogurte enriquecido com Lactobacillus acidophilus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário