sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Supermãe

Para o bem do bebê, toda mulher que decide engravidar precisa adotar uma série de cuidados: não ingerir bebida alcoólica, não fumar, ficar longe de remédios sem perscrição, evitar refrigerantes, comidas gordurosas e aumentar a ingestão de fibras e vitaminas, só para citar alguns dos mais conhecidos.

Porém, existem recomendações ainda pouco faladas. Entre elas, está inclusão de ácido fólico ou folato na dieta. O ácido fólico tem um papel fundamental em várias reações bioquímicas, como na multiplicação celular, sendo muito importante durante a gravidez e na formação do feto, no tamanho das células vermelhas do sangue, na formação de anticorpos, no metabolismo dos aminoácidos e síntese de proteínas, no crescimento, na síntese do DNA e RNA e crescimento da placenta e protege a mulher contra o câncer cervical.

Todas as vitaminas são importantes, mas nenhuma se compara ao ácido fólico para a saúde da mulheres, principalmente para aquelas que querem ter filhos. As principais consequências da falta desta vitamina no início da gestação podem levar a alterações no desenvolvimento fetal, principalmente na estrutura que dá origem ao cérebro e à medula, causando má formações e danos que, muitas vezes, podem ser fatais.

A deficiência no organismo pode ocorrer principalmente por uma má absorção, pouca ingestão de folato na dieta, uso de drogas e excesso de álcool, que interferem também na absorção. Infelizmente está se tornando uma epidemia. O sintoma mais comum é um tipo de anemia que, além do cansaço físico e mental, pode levar a formação de trombos na circulação periférica e a sensação de "peso nas pernas”.

O folato, como o nome diz, está presente principalmente nas folhas, mas todas as verduras, legumes, raízes e algumas frutas têm em grande quantidade, como abacaxi e melão. Os campeões de folato são: agrião, couve, espinafre, beterraba, quiabo, ervilha, gérmen de trigo, soja e nabo. As mulheres que pensam em engravidar devem suplementar esta vitamina antes da gravidez, porque a formação do tubo neural ocorre no início da gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário