sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Intolerância a lactose!

A intolerância à lactose é um mal que atinge não apenas as crianças, adultos também enfrentam sérias restrições alimentares para o resto da vida por causa do problema. Apesar de não haver tanto consumo de leite puro na alimentação das mulheres jovens e adultas, é preciso levar em conta que tortas, cremes como chantilly, queijos, molhos do tipo branco, chocolate ao leite e brigadeiros são algumas das maravilhas que ficam fora do cardápio de algumas pessoas.

Quem não resiste à essas tentações sofre com desconforto constante, cólicas e diarréias, exatamente porque a lactose causa irritações no intestino.

O problema acontece porque o intestino delgado não produz a lactase, uma enzima capaz de digerir a lactose. Sem a devida digestão, a lactose começa a fermentar na flora intestinal, criando gases e ácidos e provocando perdas de líquido.
Essa deficiência na produção da enzima pode nascer com o indivíduo ou pode aparecer mais tarde, como nos períodos após uma intoxicação alimentar, giardíase, doenças intestinais, AIDS e retiradas de trechos do intestino.

Atualmente existem vários níveis de intolerância. Há pessoas que nem podem chegar perto de leite e seus derivados, mas esses casos são raríssimos. A maioria tolera pelo menos um pouco, por isso não precisa suspender totalmente o consumo, pode apenas reduzir para uma quantidade tolerável.

Atualmente existem produtos adaptados no mercado com baixos teores da substância e até leite condensado é possível encontrar sem lactose. Outros, como os leites de soja, também substituem só que a quantidade de cálcio oferecida é inferior.

Os menos intolerantes, que podem tomar uma porção de leite por dia, já conseguem a quantidade de calcio necessário, já os pacientes não toleram nada de lactose, precisam recorrer a pílulas de cálcio, receitadas pelo médico. Esse cuidado é essencial principalmente para mulheres, que durante a menopausa já têm perdas significativas de cálcio que precisam ser repostas para não haver danos aos ossos, como o surgimento de osteoporose.

Para prevenir crises alérgicas, existem enzimas sintéticas que podem ser tomadas logo antes da ingestão de lactose, mas é preciso ter acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário