terça-feira, 6 de julho de 2010

Tireóide e alimentação!

A tireóide é uma pequena glândula localizada no pescoço e tem a forma de uma borboleta. O iodo, obtido através da alimentação, liga-se a uma proteína produzida pela própria glândula resultando nos hormônios T3 (triodotironina) e T4 (tiroxina), que são responsáveis pela regulação do metabolismo.

Os problemas mais comuns relacionados com essa glândula são o hipertireoidismo (tireóide mais ativa – maior liberação de hormônios) e hipotireoidismo (tireóide menos ativa – menor liberação de hormônios).
No hipotireoidismo, o corpo acaba ficando “preguiçoso”, podendo ocorrer cansaço, aumento de peso (metabolismo mais lento, ocasionando menor gasto de energia), constipação (intestino fica mais lento), aumento do colesterol, digestão lenta, enfraquecimento das unhas e dos cabelos.

Já no hipertireoidismo, os batimentos cardíacos podem ser acelerados, o funcionamento do intestino pode levar a quadros de diarréia, e o aumento do metabolismo pode levar a um maior gasto de energia e perda de peso. Isso porque os hormônios T3 e T4 são responsáveis por muitas funções relacionadas ao sistema cardiovascular, gastrointestinal, nervoso, muscular, etc.

Quanto à nutrição, o importante é manter uma alimentação equilibrada. Como o funcionamento do corpo torna-se mais lento, no caso do hipotireoidismo, temos que ter um cuidado maior com as nossas escolhas, tentando evitar frituras, salgadinhos, doces no geral. Sei que às vezes cansamos de tudo e ficamos com preguiça de optar por alimentos mais saudáveis. Mas, vamos lá, deixem esse desânimo de lado!

Hoje em dia temos mais facilidade de encontrar opções no super que já venham em embalagens bem simples de transportar. Iogurtes, bolachinhas integrais (doces e salgadas), barras de cereal. Nas padarias, sempre encontramos pastéis assados (sem catupiry, claro!), quiches de legumes, sanduíches naturais, sucos naturais, etc.

Um detalhe importante nesse caso é evitar o excesso de sal e condimentos. Prefira temperos naturais como alecrim, manjericão, tomilho, orégano para temperar os alimentos. Isso evita a retenção de líquidos e o inchaço (comum no hipotireoidismo).
Outro aspecto importante é aliar tudo isso à prática de atividade física. A Babi está super certa em fazer aeróbica. Quem sabe melhorando alguns hábitos alimentares e deixando de lado aqueles lanchinhos, as gordurinhas não resolvem ir embora também! Persistência sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário