terça-feira, 6 de julho de 2010

Linhaça emagrece?

Todo mundo já deve ter ouvido falar da linhaça. Esse grão tão pequeno pode fazer maravilhas pelo seu corpo e ainda ajudar a emagrecer! Querem saber como?

Bom, a linhaça é rica em fibras, então:
• Nosso intestino passa a funcionar melhor (estimula o intestino mais preguiçoso);
• Ajuda a absorver o carboidrato mais lentamente, evitando o aumento da glicemia;
• Aumenta a sensação de saciedade, diminuindo nossa vontade de comer mais.

Além disso, ela possui uma gordura (que é boa) chamada ômega-3. Esse ácido graxo ajuda a diminuir a inflamação nas células e a regular melhor o centro da saciedade. Assim, conseguimos manter o peso evitando a fome excessiva e controlando melhor o momento de parar de comer. Outra gordura presente na linhaça é o ômega-6. Em conjunto com o ômega-3, ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL), mantém nossas artérias funcionando e protege o nosso coração.

Ainda tem mais. Esse grão possui uma substância chamada lignana. Esse composto melhora os sintomas da TPM. Quem sofre com cólica, ansiedade, vontade de comer doces (presentes na fase pré-menstrual) fique sabendo que a linhaça é uma grande aliada!

Maneiras de utilizar a linhaça:
• Como a linhaça tem uma casca mais dura, o ideal é que seja triturada no liquidificador e assim os nutrientes presentes na semente tornam-se disponíveis. Mantenha em um recipiente fechado na geladeira por no máximo 15 dias, após esse período ela pode ficar rançosa e inadequada para o consumo;
• Acrescente (1 colher de sopa) da linhaça triturada nas frutas picadas, no iogurte, batidas, sucos naturais, salada de frutas;
• Polvilhe sobre o caldo de feijão ou sobre a salada;
• Lembre de tomar água. Sempre que aumentamos a quantidade de fibra na nossa dieta, devemos aumentar a quantidade de líquido para não ficar com o intestino preso.

A linhaça pode ajudar a emagrecer sim! Mas, para isso precisamos manter uma dieta equilibrada e consumi-la TODOS os dias. Somente assim vamos aproveitar todos os seus benefícios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário