quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fitoquímicos presentes nos alimentos

Devemos consumir alimentos coloridos diariamente, já que cada cor apresenta fitoquímicos diferentes. Fitoquímicos são substâncias antioxidantes que conferem cor aos alimentos e protegem contra doenças.

Laranja e Amarelo: são ricos em betacaroteno, antioxidante que fortalece o sistema imunológico, e em vitamina A, que reduz os riscos das doenças do coração. Fontes: mamão, damasco, laranja, melão amarelo, abacaxi, etc.

Vermelho: antioxidante que previne doenças do coração e diversos tipos de câncer, incluindo o de próstata, o licopeno é o pigmento responsável pela cor vermelha. Fontes: tomate, goiaba vermelha, melancia, etc.

Verde: apresenta luteína, zeaxantina e clorofila que protegem os olhos, desintoxicam o corpo, regulam a pressão e reforçam o sistema imunológico, o sistema circulatório e o músculo cardíaco. Fontes: brócolis, couve, repolho, mostarda, acelga, kiwi, etc.

Azul e Roxo: a antocianina é o pigmento antioxidante responsável pela coloração preta, vermelha, púrpura e azulada de diversas frutas e vegetais. Previne contra doenças cardiovasculares, reduz o colesterol e previne contra o câncer. Fontes: berinjela, repolho roxo, amora, uva rosada, etc.

Branco: apresenta alicina, que combate infecções e contribui para a redução do colesterol, triglicérides e pressão sanguínea. Fontes: cebola, alho, cebolinha, alho-porro, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário