terça-feira, 6 de julho de 2010

Sal demais faz mal?

Como no texto anterior falei sobre temperos prontos, resolvi me aprofundar um pouco mais nesse assunto. Na verdade, todos os produtos industrializados possuem grande quantidade de sódio em sua composição. Sabem por quê? Pois o sódio atua como conservante. Ele faz com que os alimentos tenham uma durabilidade maior. Se vocês olharem o rótulo do alimento bem embaixo está escrito a quantidade de sódio.

O indicado para uma pessoa saudável seria de, no máximo, 6g diárias ou 2,4 g (2400mg de sódio). Várias pesquisas sobre o consumo de sal mostram que a população em geral chega a ingerir 10/12g diários (quase o dobro). Querem ver como chegamos bem rapidinho nas 12g de sal?

Vou dar um exemplo:
• Caldo de galinha (1/2 tablete) = Sódio = 1007mg = 2,5g de sal;
• Miojo de galinha (1 porção) = Sódio = 1584mg = 3,96g de sal;
• Molho pronto de queijo (1 colher de chá = 2,25g) = Sódio = 99mg = 0,25g de sal. No entanto, utilizamos todo o pacote para fazer o molho, então teríamos Sódio = 5g.
• Salgadinho (3 xícaras) = Sódio = 308mg = 0,77g de sal. Pacote inteiro = 1,5g.

Quando fazemos comida e utilizamos algum tempero pronto ou molho, normalmente acrescentamos ainda o sal de cozinha à nossa preparação. Ao somarmos o que comemos no dia ultrapassamos o recomendado. Isso é importante, pois sempre temos alguém na família com Hipertensão (Pressão Alta) que se não cuidada, pode gerar problemas de coração e até insuficiência renal. Antes achávamos que só pessoas com mais idade tinham que se preocupar. Mas não é mais assim TODOS temos que tomar cuidado. O jovem de hoje é o adulto e o idoso de amanhã. O cuidado com a nossa saúde começa HOJE, AGORA, para mais tarde podermos desfrutar de uma vida mais tranqüila, com mais saúde e mais vitalidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário