terça-feira, 6 de julho de 2010

Chocolate

Um pouco de história:
O cacau é originário da América do Sul, e foi muito difundido pelo povo Maia. Essa fruta era utilizada como parte das cerimônias religiosas, banquetes das elites e usada como moeda.
Cristóvão Colombo levou para a Europa as primeiras sementes de cacau. Nesta época o chocolate era servido apenas como bebida.
A primeira casa de chocolate surgiu em Londres, em 1657, por um francês. O chocolate nesse tempo era destinado apenas à elite. A Revolução Industrial trouxe a produção em série e tornou o chocolate um produto popular.

Diferenças entre os chocolates:
• BRANCO: não tem cacau em sua composição. É feito de manteiga de cacau (gordura extraída da semente do cacau), leite e muito açúcar. É o mais calórico dos chocolates;
• AO LEITE: sua composição possui cacau (20% a 39%) combinado com manteiga de cacau, leite e açúcar;
• MEIO AMARGO: é feito sem leite, com pouco açúcar e manteiga de cacau, apresentando maior quantidade de cacau (40% a 55%) que o chocolate ao leite;
• AMARGO: até 85% de cacau e pouquíssimo açúcar, e por isso apresenta maiores benefícios para o corpo.

Quando comemos chocolate, estamos em busca do prazer e da satisfação que ele nos proporciona. Isso acontece, pois ele aumenta os níveis de serotonina promovendo assim, sensação de bem-estar e felicidade. Esse é um dos motivos pelo qual aumentamos a nossa vontade de ingerir doces quando estamos no período menstrual. Ele nos dá uma sensação de conforto e diminui os efeitos da TPM.

Outro aspecto interessante, é que o chocolate possui efeitos antioxidantes, ou seja, ele atua prevenindo doenças como o câncer e retardando o envelhecimento. No entanto, a substância responsável por esse efeito é o cacau, presente em maior quantidade nos chocolates meio amargo e amargo. Além disso, esses dois tipos de chocolates têm menor quantidade de gordura e açúcar em sua composição, sendo menos calóricos que o chocolate ao leite e o branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário