terça-feira, 6 de julho de 2010

Rótulos de Alimentos

Alguém tem o hábito de ler o rótulo de algum produto? Sabem o que são todas aquelas especificações? Não? Então vamos tentar resumir um pouco o significado dessas informações.

Bom, no rótulo estão algumas explicações com relação aos alimentos que consumimos, e detalhe importante, se estamos ou não sendo “enganados” por uma embalagem linda dizendo que o produto é rico em fibras e cheio de vitaminas e minerais, que na verdade não é!

A ANVISA é o órgão responsável por fiscalizar o que deve constar no rótulo dos alimentos. Eles formularam um manual do consumidor que, se alguém tiver interesse em saber um pouco mais, pode ser acessado neste endereço: Site ANVISA

Para exemplificar vou utilizar as informações nutricionais de uma bolacha recheada de chocolate:

1. Porção g ou ml = é uma quantidade média do alimento que deve ser consumida com o objetivo de promover uma alimentação saudável;
2. Medida caseira = são medidas mais simplificadas para podermos utilizar no dia a dia;
3. Quantidade por porção = significa qual a quantidade de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras essa porção possui. Prestem atenção que esse valor refere-se à porção e não a todo o conteúdo do pacote.
4. % VD = percentual de valores diários. Apresenta quanto de calorias e nutrientes este alimento possui considerando uma dieta de 2000 calorias. Por exemplo: 3 biscoitos possuem 132 calorias e representam 7% das 2000 calorias diárias. Caso a pessoa coma todo o pacote seriam 704 calorias que representam 35% do total das calorias diárias só em bolacha.
5. Valor energético = representa a quantidade de energia (calorias) desse alimento;
6. Carboidratos = presente no grupo do arroz, massa, farinha, pães, biscoitos e doces em geral.
7. Proteínas = presente no grupo do leite e derivados, feijão, lentilha e carnes em geral.
8. Gorduras totais = representam o total de gorduras presentes nesse alimento, ou seja, a soma de gorduras saturadas, monoinsaturadas, poli-insaturadas e trans.
9. Gorduras saturadas = gordura presente em alimentos de origem animal.
10. Gorduras trans = gordura geralmente presente em produtos industrializados como sorvete, bolachas recheadas, salgadinhos, margarinas, etc.
11. Fibra alimentar = presente em alimentos integrais e em frutas e verduras.
12. Sódio = encontrado no sal de cozinha e em muitos alimentos industrializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário