terça-feira, 6 de julho de 2010

Diet ou Light?!

Quando pensamos em diet e light a primeira coisa que vem à cabeça é: DIETA. Às vezes, nem sabemos ao certo qual a diferença entre os dois, mas temos a certeza que estamos ingerindo menos calorias. Bom, para saber quando escolher esse tipo de alimento vamos tentar entender para que tipo de situações eles são ideais.

DIET: São os alimentos especialmente formulados para grupos da população que apresentam condições fisiológicas específicas (diabéticos, hipertensos). Apresentam na sua composição quantidades insignificantes ou são totalmente isentos de algum nutriente (carboidratos, proteínas, gorduras ou sódio).

LIGHT: São aqueles que apresentam menor quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzido quando comparado a um alimento convencional. É exigido no mínimo 25% de calorias a menos do que o alimento de referência.

Não devemos substituir todos os alimentos que consumimos por diet ou light, visto que os alimentos convencionais possuem em suas formulações nutrientes que são importantes para o nosso corpo. Muitas pessoas, visando emagrecer, compram vários produtos diet, no entanto a maior parte destes alimentos é acrescida de outros nutrientes para manter a consistência e o sabor do mesmo. O chocolate diet é um bom exemplo. Na sua formulação, a retirada do açúcar é compensada por gordura. Para quem busca a perda de peso, não é uma troca muito boa, nem muito sadia.

Em certos momentos, podemos achar que por comer um alimento com valor calórico reduzido (light) podemos aumentar o seu consumo e acabamos prejudicando a nossa dieta. No caso de quem tem alguma doença com restrições específicas, os alimentos diet podem ser uma opção.Nos outros casos é bom sempre comparar os alimentos.

Por isso, ler os rótulos é importante! Só assim saberemos qual tipo de produto estamos consumindo. Se o nosso objetivo é emagrecer, ao comprar diet, devemos olhar qual nutriente foi retirado e se a quantidade de calorias totais não é a mesma que um produto convencional. Já nos alimentos light, devemos verificar qual nutriente foi reduzido e se vale à pena colocá-lo no carrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário