quarta-feira, 25 de maio de 2011

Medidas caseiras



Cuide a espessura das fatias:

- Uma fatia média de queijo ou de presunto é aquela passada no fatiador elétrico. Se você cortar uma fatia manualmente, ela sairá muito mais grossa e dependendo do tamanho, deve ser contada como duas;

-Uma fatia de pão deve ter a espessura de um dedo indicador e não ser maior que sua mão aberta. Se exceder essas dimensões, ela deve ser contada como 1 ½ fatia ou até duas.

Medidas em colheres:

- Se em seu plano está escrito que a geléia ou requeijão deve ser servido em colheres, essa medida tem de ser respeitada e deverá servir para cobrir seu pão. Se essa medida for maior, as calorias também aumentarão e o número de porções também;


- Mesma coisa em relação ao arroz, feijão, purê, mandioca, polenta, etc. Não se deve achar que “uma colherinha a mais” não irá fazer diferença. Faz sim, pois, por exemplo: uma porção de arroz branco são 3 colheres de SOPA (não de servir). Servindo-se de uma ou duas a mais, já será 1 ½ porção e isso acrescentará de 30 a 60 Kcal somente de arroz em sua refeição.

Medidas em copos e xícaras:

- Também devem ser respeitados: um copo de requeijão equivale de 200 a 250 ml e uma xícara de chá,
de 160 a 200 ml. Cuide o tamanho destes utensílios, pois um copo ou uma xícara maior irá mascarar a quantidade verdadeira e adequada que deve ser consumida.

Sucos:

- Lembre-se que para fazer um copo de suco, leva mais de uma porção de fruta e o processo retira suas fibras, com isso, seu índice glicêmico se eleva. Então é interessante consumir sucos cada vez mais diluídos e com adoçantes. O ideal é que cada copo da bebida seja constituído por meio copo de suco e mais meio copo de água.

Frutas:

-Tome cuidado com o tamanho das frutas. Dependendo, uma unidade maior pode ser considerada como 2 porções. Para quem deseja emagrecer, não se recomenda consumir mais que 4 porções de frutas por dia, pois elas também possuem carboidrato e açúcares.

Lembre-se que à vontade, somente água (entre as refeições) e os vegetais do tipo A, que são os do grupo “À vontade”, pois são os únicos que para metabolizá-los, você irá gastar mais calorias do que eles fornecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário