terça-feira, 11 de maio de 2010

Hora do lanche! Os cuidados com o consumo de barras de cereais!


Não há como negar que as barrinhas de cereais caíram no gosto de muitas pessoas. Elas são fáceis de serem transportadas, podem ser levadas na bolsa, ficar por dias na sua gaveta do escritório, enfim, é um alimento que se adaptou muito bem à correria da vida moderna. No entanto, é preciso ter cuidados, assim como qualquer outra fonte de energia, a barra de cereais tem que ser consumida com moderação e jamais ser usada para substituir refeições.

A barra de cereais não tem qualidades nutritivas para substituir refeições, sendo que, o melhor horário para comê-las é entre as refeições.

Assim como as frutas, iogurte ou, ainda, um pedaço de queijo branco, a barra de cereais é indicada para os lanchinhos como uma forma de variar na dieta. No entanto, devemos ressaltar a importância dos alimentos naturais, e sempre que possível é preferível optarmos por um lanchinho natural.

A composição nutricional das barras de cereais depende muito de cada produto, uma vez que a variedade no mercado é bastante ampla. De modo geral, elas são produtos energéticos, apropriados para o consumo anterior a atividade física, ou então rica em fibras, contribuindo para a regularização do trânsito intestinal. A dica é sempre analisar o rótulo (tabela de composição nutricional e lista de ingredientes do produto).

Já os produtos indicados como light também possuem ressalvas. A diferença entre o light e o normal é de cerca de 30 calorias, ou seja muito pouco e desnecessário para quem tem um hábito alimentar controlado!


Nota: O recomendado é seguirmos a indicação de um profissional, para se ter certeza de que o tipo de barra de cereal que estamos consumindo, é realmente a correta de acordo com as nossas necessidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário