quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alimentos naturais!


Muitas pessoas usam a palavra “natural” para todos os alimentos. Porém, são somente naturais aqueles alimentos que forem realmente cultivados pela natureza e não necessitem de qualquer componente químico. Para explicar o que é Agricultura Natural, primeiro é necessário entender as verdadeiras funções do solo. Ele tem a função de proporcionar a cultura de cereais, leguminosas, hortaliças, frutas, etc, alimentos importantíssimos para a manutenção da vida humana. A agricultura atual menosprezou a força do solo com objetivo de obter melhores resultados e maiores lucros.

Por isso, é cada vez mais comum a inclusão de agrotóxicos na lavoura. Hoje em dia pode-se notar que algumas frutas permanecem o ano inteiro nas prateleiras dos supermercados. Diferente de antigamente, quando cada fruta tinha sua época, como, por exemplo, a melancia (setembro a dezembro) ou o morango (agosto a outubro).

Existem determinados alimentos como o tomate, o morango, a uva, a batata e a melancia que contém uma maior quantidade de fertilizantes devido à necessidade de uma grande produção anual. O uso abusivo de resíduos químicos presentes nestes alimentos convencionais pode acarretar em doenças para as pessoas que os consome, como também aos trabalhadores que atuam diretamente com esses produtos. Além disso, existe a possibilidade da contaminação dos mananciais, rios, lençóis freáticos, o que contribui com a degradação ambiental.


Mesmo com esses riscos à saúde e à natureza, muitas pessoas ainda preferem os alimentos com agrotóxicos e deixam de lado os alimentos naturais devido ao seu alto custo. Isso ocorre justamente pela baixa procura e também porque os agricultores necessitam de mais recursos para o cultivo natural. Poucas são as pessoas que já experimentaram o verdadeiro sabor das verduras naturais. São mais suculentas leves e crocantes, mesmo com seu formato menor. Às vezes, também é comum encontrá-las com uma aparência de suja com a raiz e terra.

Mas isso é um bom sinal, pois representa que a verdura ou o legume passou por menos processos químicos. Quando estão limpinhos, escovados e brilhantes, provavelmente foram lavados com algum tipo de produto químico para que ficassem assim. Por isso, se possível, opte pelos alimentos naturais ou orgânicos. Eles são mais nutritivos e não possuem produtos químicos, que em excesso podem ser responsáveis por inúmeras doenças.

Uma alimentação equilibrada com alimentos naturais é tudo que você precisa para se manter saudável. Tudo na natureza tem o seu tempo. O ser humano precisa ter consciência e paciência!


“Consumir alimentos naturais promove ao organismo um equilíbrio, refletindo no corpo, na mente e conseqüentemente na saúde”

Nenhum comentário:

Postar um comentário